O senador Aníbal Diniz (PT/AC) comentou sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 20, que ocorreu em Lima, no Peru. Ele fez um relato dos assuntos discutidos durante o evento.
O parlamentar ressaltou a importância da atuação dos legislativos de todos os países para a aprovação de leis com a finalidade de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e, com isso, tentar impedir o aquecimento global.
“Consideramos que as negociações deste ano podem representar, sim, avanços significativos. Em novembro, os Estados Unidos divulgaram que querem reduzir entre 26 e 28 por cento suas emissões até 2025. A China não divulgou números, mas se comprometeu a cortar o total de gases estufa emitidos até 2030. Em outubro, a União Europeia anunciou que vai diminuir em 40 por cento suas emissões até 2030, e 32 países ricos destinaram mais de US$ 9 bilhões para o fundo verde do clima”, frisou o senador.
O senador lembrou o alerta dos especialistas que afirmam a necessidade da adoção de medidas para conter a emissão de gases do efeito estufa.
“Não podemos nos esquecer do alerta dado pelos especialistas quanto a adoção de medidas eficazes para conter a emissão de gases do efeito estufa. Sabemos que a vida no planeta ficará comprometida por causa das mudanças no clima que terão como consequência o degelo, as enchentes e a elevação do nível dos mares. Precisamos estar atentos a isso. Este é um tema de extrema relevância e que deve ser visto com muita atenção”, apontou o parlamentar.
Aníbal finalizou afirmando que o Governo do Acre apresenta sua contribuição para o meio ambiente através da valorização de serviços ambientais dos estados por aqueles que contribuem para a preservação da floresta, como ribeirinhos, indígenas e castanheiros.
Nesta sexta-feira, 12, será elaborado um documento com metas e ações voltadas para a redução da emissão de gases do efeito estufa a partir de 2020.