Após a diplomação, o governador Tião Viana (PT) repudiou a citação de seu nome no esquema de corrupção da Petrobras. Em matérias divulgadas nacionalmente, ele é citado como um dos políticos beneficiados.
O nome do governador integra uma lista de 28 políticos que um ex-diretor da empresa, Paulo Roberto Costa, sugeriu que teriam se beneficiado do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. No caso de Tião Viana, Costa o acusou de ter recebido R$ 300 mil de propina para a sua campanha eleitoral em 2010.
O governador afirma que está tranquilo quanto ao assunto e garante que todo o dinheiro recebido durante a campanha foi obtido de maneira lícita. “Tem no TRE, desde abril, doação por transparência eletrônica direta de quem doou para a minha campanha. Isso é absolutamente transparente, legal, constitucional. Eu, graças a Deus, tenho toda a honra de vida preservada e, até agora, os que me atacam com violência fazem parte de estupro, sequestro ou roubo declarado. Ou das tentativas de extorsão de pessoas de bem. Ser atacado por esse tipo de gente não me incomoda em nada”, acrescentou.
NOTA OFICIAL
Repudio, definitivamente, a tentativa de vinculação do meu nome com qualquer atividade do senhor Paulo Roberto Costa, que não conheço, nunca recebi e tampouco procurei.
Em 12 anos de mandato no Senado Federal, trabalhei de forma determinada pela transparência nas atividades de todas as esferas e níveis do Poder Público. Apoiei, votei e fiz o combate à corrupção, inclusive nas mais rigorosas CPIs do período – a princípio como senador de oposição ao governo tucano e depois, na base do governo do PT.
No Governo do Acre, guardo a transparência, a probidade e o combate à corrupção como valores absolutos. A campanha de minha reeleição, como todas as outras que fiz, atém-se a despesas declaradas e custeadas por recursos e doações legais, todas com contas aprovadas na Justiça Eleitoral.
Médico e professor universitário, tenho padrão de vida condizente com minha condição profissional. A política me faz corresponder aos sonhos de transformação social, de cidadania e de justiça que minha geração desperta para o Acre e o Brasil.
De material, nada me acrescenta, e é assim que deve ser. Minha honra pessoal é meu maior patrimônio, e por isso tratarei na Justiça qualquer assunto que venha comprometer minha idoneidade, a exemplo do caso em questão. Todas as vezes que me atacaram, revelou-se que fui alvo de elementos vinculados à politicagem, corrupção ou extorsão. Asseguro que agora não é diferente.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre