O prefeito Marcus Alexandre assinou no último sábado, 20, protocolos de intenção de convênios que somam R$122 mil com instituições que cuidam da pessoa com deficiência e casas terapêuticas em Rio Branco. O ato ocorreu no antigo Colégio Dom Bosco, que atualmente serve à Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) com a presença dos secretários Evandro Rosas, de Direitos Humanos, e Dôra Araújo, de Cidadania e Assistência Social, além dos vereadores Marcelo Jucá e Clézio Moreira, os quais destinaram emendas junto ao Orçamento do Município para efetivação dos convênios.
Os protocolos preveem a realização de interesses comuns no desenvolvimento de ações de prevenção e assistência à saúde prestadas pela Associação de Parentes e Amigos da Saúde Mental do Acre (Apasama), Associação dos Deficientes Visuais (Adevi), Associação dos Ostomizados do Acre (Aoeac), Centro de Hemofílicos do Estado do Acre (Chesac), Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan), Associação dos Amigos e Pais dos Autistas do Acre (Amapc), Associação Acreana de Pais e Filhos Especiais (Assapafe), Associação de Diabéticos do Acre (Adac).
Dois protocolos foram firmados através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) com a Associação Amigos do Peito (Aapei) para aquisição de insumos e equipamentos que visam garantir a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Casa de Apoio aos Pacientes do Câncer, provenientes dos municípios do Estado do Acre que fazem tratamento no Hospital do Câncer –e outro com a Associação Caminho de Luz, para aquisição de materiais de consumo a fim de garantir a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Centro de Recuperação Caminho da Luz. “É um momento especial estar aqui com vocês. Nossa determinação era não encerrar o ano sem fazer estes convênios”, disse o prefeito ao expressar o esforço para realização dos repasses. Ele agradeceu aos vereadores Marcelo Jucá e Clézio Moreira e à equipe da Prefeitura de Rio Branco, através dos secretários Evandro Rosas e Dôra Araújo pelo trabalho em favor da pessoa com deficiência.
A presidenta da Cades, Vanessa Costa, agradeceu pela parceria e disse que sem o apoio da Prefeitura de Rio Branco o trabalho das instituições seria mais difícil. O líder da Associação Caminho de Luz, José Muniz, o Mestre Muniz, disse que o convênio irá ajudar substancialmente o trabalho desenvolvido no enfrentamento à dependência química. “Só temos a agradecer pelo que vem sendo feito nesse sentido”, disse Mestre Muniz. De seu lado, Moreira e Jucá também destacaram o esforço institucional e republicano, que não vê cor partidária, para melhorar o atendimento às pessoas que sofrem de algum problema de saúde.