X

Presidente Dilma Rousseff afirma que irá consultar Ministério Público antes de anunciar novos ministros

 A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, 22, que irá consultar o Ministério Público Federal para checar se políticos cotados para assumir uma cadeira na Esplanada dos Ministérios foram citados aos procuradores da República em acordos de delações premiadas da Operação Lava Jato.

“Eu posso recorrer aos órgãos competentes, como o procurador-geral Rodrigo Janot, para qualquer nomeação. Nós consultaremos quem está mencionado. Eu não sei o que vai evitar, porque ninguém sabe o que esses nomes são, até porque não há uma única informação oficial. Mas nós iremos procurar saber se tem algum nome que será indicado que tenha sido citado”, afirmou a presidente.

Na última sexta-feira, 19, o jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou lista com os nomes de 28 políticos que supostamente teriam se beneficiado do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Eles foram citados pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa no processo de delação premiada.

Entre os nomes mencionados há pessoas cotadas no meio político para assumir cadeiras no primeiro escalão do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Entre os candidatos a ministros, está o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que nega participação no esquema de desvio de dinheiro.

Questionada sobre quando ela irá anunciar o novo lote de integrantes do primeiro escalão, a presidente afirmou que sua pretensão é divulgar a lista de novos ministros até o dia 29.

Até o momento, a petista confirmou apenas quatro futuros ministros: Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Alexandre Tombini (Banco Central) e Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio).

 

 

A Gazeta do Acre: