Quem atravessa as pontes em Rio Branco percebeu o aumento no volume das águas do Rio Acre neste final de semana. De acordo com a Defesa Civil o nível do manancial nesta segunda-feira, 1°, era de 7,48 metros. O pesquisador meteorológico, Davi Friale, explica que o motivo do aumento no volume do riu ocorre devido as chuvas torrenciais caíram por mais de 72 horas, em toda a nos principais afluentes do rio, principalmente, do Riozinho do Rola.
Além disso, segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Gundim, o aumento do nível do rio já era esperado para essa época do ano, já que neste período as chuvas tornam cada vez mais constantes. A previsão é que nos próximos meses o nível das águas continue subindo.
“A previsão agora é que o rio fique oscilando entre 7 a 8 metros e na segunda quinzena de janeiro, a tendência é chegar aos 10 metros. Choveu bastante durante esse fim de semana, mas não é para gerar nenhuma preocupação, pois é normal essa época do ano onde o índice de chuva é grande. Os 7 metros são normais para essa época”, explica Gundim.
Friale alerta também para a concentração de balseiros nas pilastras das pontes em Rio Branco.