Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre sobe e fica a três metros da cota atingir a cota de alerta em Rio Branco

Rio Acre sobe e fica a três metros da cota atingir a cota de alerta em Rio Branco

 O Rio Acre atingiu a marca de 10,12 metros, na manhã desta sexta-feira, 26. O manancial está a 3,48 metros da cota de alerta que é de 13,50m. De acordo com a Defesa Civil do município, o aumento no nível do rio foi causado pela elevação dos afluentes no interior do Estado.

“O crescimento no nível do rio se deu devido à elevação no interior do estado. “Esse aumento foi em função da elevação do rio na região do Alto Acre, mais precisamente em Assis Brasil, ocasionando um aumento em Brasiléia e Xapuri”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos.

Segundo o coordenador, a tendência é que as águas continuem subindo, devido à quantidade de chuvas nessa época do ano. “Nesse período, a previsão é de chuva a qualquer hora do dia. A tendência é que o rio continue apresentando elevação, porque em Assis Brasil agora que começou a baixar, e em Xapuri continua subindo. Mas, se as chuvas pararem, talvez nas próximas 48h ele estabilize”, destacou.

Apesar da subida no nível do rio, o coronel George Santos, explica que o momento é de cautela e a expectativa é que haja sinal de vazante nas próximas horas. “Começou a vazar em Assis Brasil, Xapuri e Brasiléia, a tendência é que amanhã isto comece aqui também”, disse.

“O nível do rio Acre oscila muito nesta época do ano, a gente já teve ano em que, nesta mesma época, ele estava 11,84 metros, como foi em 2009. Mas, por outro lado, em 2010, ele estava 4,88m. É muito difícil dizer o patamar que ele estará”, afirmou.

A previsão do tempo, segundo o pesquisador meteorológico, Davi Friale, é de chuvas para os próximos dias. Ainda de acordo com Friale, a previsão é que o nível das águas suba mais em Rio Branco podendo ficar a 2,5 metros da cota de transbordamento.

“Assim, seu nível, após atingir nos próximos dias a maior cota desta temporada, em torno de 11 metros, deverá baixar até o final do mês”, apontou Friale.

Rio Acre - OL (2) Rio Acre - OL (3)

 

Sair da versão mobile