Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria intensifica enfrentamento à AIDS entre jovens em Rio Branco

 A Secretaria Adjunta de Juventude de Rio Branco mantém a campanha de prevenção à Aids e na última segunda-feira, 1, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, intensificou os trabalhos para fazer frente aos dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicando que houve um aumento preocupante dos casos da doença entre os jovens nos últimos anos. O crescimento é de mais de 50% em seis anos.

O principal motivo aponta o Ministério da Saúde, é o comportamento sexual dos jovens: eles avaliam que estão livres de pegar uma doença grave. Quem contrai o vírus HIV vai ter que tomar remédio pelo resto da vida. E esses medicamentos provocam efeitos colaterais. A Aids, deixam claro os técnicos do Ministério da Saúde, não tem cura: se a pessoa pegar o vírus, o tratamento pode controlar a doença, mas ela vai ter problemas pelo resto da vida.

“Nossa campanha vem sendo muito boa. Estivemos em 18 escolas com o Programa Saúde e Cidadania”, explicou Temyllis Silva, secretária da Juventude de Rio Branco.  Além dessa presença intensiva nas escolas, a campanha contra a Aids montou três Tendas da Juventude – Saúde em Ação, com atividades esportivas, recreativas, palestras, atendimento em saúde voltado para jovens, teste rápido de HIV e hepatite e ações de conscientização. As ações em saúde são realizadas pelo Departamento de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa).

As atividades da Secretaria Adjunta de Juventude levaram palestras sobre o tema a 14 escolas, sendo duas localizadas na zona rural de Rio Branco. “Atuamos em todas as regionais”, completou Temyllis. Além da Semsa, são parceiros na campanha da Secretaria da Juventude, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Educação. Com esses parceiros está sendo possível, por exemplo, levar grupos de teatro a apresentarem peças voltadas ao enfrentamento à Aids entre jovens nas comunidades e nas escolas. A luta da Sejuv é implantar os bancos de preservativos nas escolas, ação em que há resistências a serem superadas. “A campanha continua”, sintetizou a secretária Temyllis.

Sair da versão mobile