A Prefeitura de Rio Branco, o Governo do Estado, o Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco (Sincafe) e lojistas, lançaram ontem, às 18h30, a segunda edição do Natal no Calçadão da Benjamin Constant. O ato, que contou com a presença do governador Tião Viana e do prefeito Marcus Alexandre, foi realizado em frente ao Palácio Rio Branco, onde foi lançada também a iluminação natalina deste ano. Os presentes seguiram em caminhada até a tenda montada na região central do Calçadão, em frente ao Colégio Acreano. Quem comprar no comércio do Calçadão neste final de ano concorrerá a grandes prêmios e descontos.
A Prefeitura e seus parceiros já tem tudo pronto para a segunda edição do Natal no Calçadão, cuja programação oficial começa nesta segunda-feira, 1, e vai até o dia 31 de dezembro. Os horários de funcionamento são: do dia 1 ao dia 17 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 19h; de 18 a 24 de dezembro, o horário de funcionamento será das 8h às 22h; e de 25 a 31 de dezembro o comércio abrirá das 8h às 19h. As atividades culturais são coordenadas pela Fundação Garibaldi Brasil.
Como parte da programação cultural os usuários contarão com o Papai Noel na tenda instalada na parte central do Calçadão e atrações culturais locais. Quem quiser ver e fazer fotos com o Papai Noel, os horários são: entre os dias 1 e 17, das 8h às 13h e das 15h às 19h; de 18 a 24 das 8h às 13h e das 15 às 22h.
Na tenda principal haverá shows musicais e peças de teatro, além da presença do Papai Noel. Os usuários contarão com banheiros químicos distribuídos em pontos estratégicos do Calçadão. Além disso, o policiamento será reforçado e haverá presença de assistentes sociais e trabalhadores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para manter limpo o local.
Os lojistas e o Sindicato dos Camelôs realizarão no último dia do ano o sorteio de 16 prêmios, entre eles televisão, celular, tablet, sofá, geladeira, fogão, sanduicheira, batedeira e liquidificador. A proposta da Prefeitura é fortalecer o comércio na região do Calçadão da Benjamin Constant, Epaminondas Jacome e Mercado Aziz Abucater.
No ano passado, os comerciantes registraram aumento de cerca de 30% nas vendas em relação ao final do ano de 2012, o que prova que o Natal no Calçadão é sucesso absoluto de público.