O governador Tião Viana recebeu na manhã desta segunda-feira, 19, a notícia de que a clínica oncológica de Cruzeiro do Sul está prevista para inaugurar em maio deste ano. O médico oncologista Antônio Vendette foi quem deu a notícia em reunião na Casa Civil. Será um empreendimento privado que terá seus serviços contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo assim toda a população do Juruá. Além da clínica oncológica, o governo se prepara para inaugurar no próximo sábado, 24, a primeira clínica de hemodiálise em Cruzeiro do Sul, com capacidade de atender os mais de 90 pacientes do Juruá que possuem problemas crônicos nos rins.
Como o único Hospital do Câncer do Estado se encontra na Capital (Unacon), centenas de pessoas acabam necessitando se mudar para Rio Branco e realizar o tratamento longe da família e do lar. O projeto da iniciativa privada de uma clínica para o tratamento, com os procedimentos pagos pelo SUS, iria fazer com que as pessoas não tivessem mais necessidade de se dirigir para a Capital.
Segundo o médico Antônio Vendette: “Já conseguimos a autorização da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], os equipamentos estão vindo de São Paulo e a adequação do espaço já está em andamento”. A clínica ficará localizada no bairro Aeroporto Velho, em frente ao Hospital do Juruá, oferecendo quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas.
Segundo o secretário de Saúde, Armando Melo, a clínica em Cruzeiro do Sul representa um novo momento no tratamento oncológico do Acre. Com a terceirização do serviço, haverá uma maior agilidade e economia do Estado num serviço essencial e com demanda cada vez maior. Armando explica ainda que a terceirização da oncologia em breve também será realizada no Unacon, em Rio Branco, principalmente no setor de medicamentos da quimioterapia para que não haja mais o risco de faltas. (Samuel Bryan / Agência Acre)