Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre entra em alerta com cheia no Rio Tarauacá

Foto/Juan Diaz

 Após baixa nas últimas 24 horas, Rio Tarauacá, no Acre, subiu 14 centímetros nesta sexta-feira. Ele está abaixo da cota de alerta (que é 8,5 metros), mas a Defesa Civil do município já está em alerta devido à previsão de chuvas para o mês de janeiro na região.

Na última quarta-feira, 31, a prefeitura cancelou a festa pública de Réveillon que seria promovida na praça Beira Rio e contaria com atrações musicais, queimas de fogos e sorteios. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, o fenômeno da cheia e repentina vazante não resultou em danos ou perdas materiais.

A época de cheia dos rios amazônicos inicia nos primeiros meses do ano. Na manhã desta sexta-feira, o rio estava à altura de 7 metros e 99 centímetros e, a tarde, já tinha subido 14 centímetros.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Tarauacá, Raimunda Augusto, já há um plano de contingência para conter possíveis transbordamentos.

O Rio já atingiu 9 metros e meio, de acordo com a Agência Nacional de Águas.

Os moradores de Tarauacá atingidos pela enchente de novembro, podem solicitar a retirada do FGTS a partir de segunda-feira, 5 de janeiro. O prazo para a solicitação vai até 4 de março.
O teto para a retirada é de R$ 6.222,00. O beneficiário não pode ter efetuado saques nos últimos 12 meses. É necessário apresentar documento de identificação oficial; comprovante de Residência atualizado e a carteira de trabalho.

O Sistema de Proteção da Amazônia prevê muita na região chuva a partir deste mês de janeiro.

Foto/Juan Diaz
Foto/Juan Diaz

 

Sair da versão mobile