Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Carnaval da Arena é suspenso pelo terceiro ano consecutivo

 Em meio ao lançamento das inscrições para o Carnaval Comunitário 2015 na cidade de Rio Branco, um fato veio à tona. O carnaval popular promovido pelo Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco, que acontecia no estacionamento da Arena da Floresta, pelo terceiro ano consecutivo, não será realizado.

A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Cunha Forneck e pela Secretaria de Comunicação do Governo do Acre.

Em 2013, governo e prefeitura reuniram a imprensa em uma entrevista coletiva  para informar que as festividades gratuitas de Carnaval no estacionamento do Estádio Arena da Floresta estavam suspensas. Na ocasião, a crise financeira que atingia estados e prefeituras e a contenção de gastos foi usada como justificativa para a medida. Naquele ano, o carnaval foi realizado por um grupo de empresários locais

Já em 2014, o motivo para a suspensão do carnaval popular foi a grande cheia que atingiu Rio Branco, desabrigando centenas de famílias.

De acordo com Rodrigo Forneck, a exemplo do ano passado, em 2015 o carnaval será realizado nos bairros previamente cadastrados e em alguns clubes da Capital.

“Pelo que temos visto, os carnavais de rua acontecerão somente nos bairros que serão escritos. Fora isso, só em alguns clubes de Rio Branco”, disse Forneck.

As inscrições para o Carnaval Comunitário 2015 começam a partir de hoje e vão até o dia 20 de janeiro. Os interessados podem procurar a sede da Fundação Garibaldi Brasil, localizada no Parque Capitão Ciríaco, Av. Dr. Pereira Passos, no Segundo Distrito.

O credenciamento será feito por meio das associações de moradores, cujo regulamento estará disponível nos sites www.culturarb.blosgpot.com e www.riobranco.ac.gov.br.

A prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado vão garantir apoio institucional para as comunidades que desejam realizar festas carnavalescas, com serviços públicos como limpeza urbana, orientação do trânsito e fechamento de ruas. Quando necessário, oferta de transporte público e segurança por meio da Polícia Militar.

Já os organizadores dos eventos nos bairros, serão responsáveis por definir o local da festa popular, realizar o carnaval de forma organizada e integrada com a comunidade e promover a divulgação.

Em 2014, 17 bairros realizaram o Carnaval Comunitário com apoio da prefeitura de Rio Branco. O carnaval de 2015 será realizado no período de 13 a 17 de fevereiro.

 

Sair da versão mobile