Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Casas Legislativas elegem nova Mesa Diretora neste domingo

 No próximo domingo, 1º de fevereiro, terá início mais um ano legislativo. Além da posse dos deputados ocorre também a eleição da Mesa Diretora nas três Casas Legislativas.

Na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), 24 deputados eleitos e reeleitos em outubro de 2014 tomam posse. Na sequência, os novos parlamentares irão referendar o nome do deputado Ney Amorim (PT) como presidente da Casa.

Na Câmara Federal, 513 parlamentares serão empossados. Quanto à disputa pela presidência, até o momento três candidatos apresentam-se para a disputa e estão em campanha: Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG).

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi o primeiro a declarar sua candidatura à Presidência. Sua proposta é de uma Câmara Independente. Com o aval dado pelo PSB, o deputado Júlio Delgado diz que sua candidatura é a única independente, pois nenhum dos partidos que o apoia vai indicar ministros para o próximo governo. Arlindo Chinaglia afirma que a ampliação do contato da Câmara com a sociedade civil, para identificar as principais demandas da população, será uma das prioridades de sua gestão.

Em relação ao Senado da República, tomarão posse os 27 senadores, aos quais se juntarão os 54 senadores que têm mais quatro anos de mandato, para eleição do presidente e demais integrantes da Mesa do Senado.

Com mandato de dois anos, os sete integrantes da Mesa são: presidente, primeiro e segundo-vice-presidentes e quatro secretários. Junto com os quatro suplentes de secretários, eles conduzirão as atividades políticas e legislativas do Senado no biênio 2015-2016. Todos eles serão eleitos em votação secreta, por maioria simples de votos, com a presença da maioria absoluta (41) dos 81 senadores.

Como se trata de uma nova legislatura, os membros da atual Mesa, desde que reeleitos ou ainda cumprindo seus mandatos, poderão concorrer novamente. O atual presidente, Renan Calheiros, tem mais quatro anos de mandato como senador e poderá concorrer novamente ao cargo. Caso isso ocorra, a sessão de votação será conduzida pelo primeiro-vice-presidente, Jorge Viana (PT-AC).

Sair da versão mobile