O período de festas passou mais o comércio em Rio Branco ainda possui inúmeros produtos como confecções, calçados e comidas típicas, que agora estão com preço bem mais baixo do que registrado nos últimos dias de 2014. No centro da capital é possível perceber que os comerciantes investem em promoções para queimar de vez o estoque
Gerente em uma loja de eletrodomésticos, João Dimitri explica que o estabelecimento fez, durante alguns dias, uma liquidação com os produtos há 80% de desconto para limpar o estoque e colocar produtos de outras marcas na loja para atrair os clientes.
“Fizemos uma verdadeira queima de estoque para limpar nosso depósito e colocar outros produtos, de outras marcas e assim renovar nosso estoque. Aquilo que não foi vendido no Natal e Ano Novo, foi colocado à venda para sair mais rápido”, lembrou.
Para atrair a clientela, os vendedores colam cartazes nas vitrines com as palavras promoção, liquidação, queima de estoque, entre outras. As promoções devem durar, segundo os gerentes, até acabar os produtos antigos das lojas.
A funcionária pública, Maria Claudia Andrade, conta que apesar dos gastos de fim de ano, ela reservou dinheiro para aproveitar as promoções no início do ano. “Guardei um dinheiro para comprar agora em janeiro. Comprei todos os presentes em novembro porque em dezembro os preços aumentam muito. É melhor deixar para comprar nessa época”, destacou.
Diferente da diarista, Luciene do Nascimento, que não reservou dinheiro para aproveitar as liquidações das lojas no início do ano. De olho em uma centrífuga de roupas, Luciene conta que o preço do produto que quer comprar já diminuiu em 50% entre dezembro e janeiro.
“As promoções estão muito boas, mas não tem dinheiro. Gastei tudo no Natal e Ano Novo, agora é só olhar mesmo porque dinheiro que é bom não tem”, lamentou.
As vendas de produtos típicos da ceia de Natal também entraram em liquidação em alguns supermercados de Barreiras. De acordo com o gerente de vendas de um supermercados da cidade, Fernando Vasconcelos, apesar de haver uma desaceleração do faturamento do setor, com uma fraca atividade econômica, as vendas estiveram dentro da expectativa esperada, e os produtos que sobraram, entraram em promoção. Ele afirma que a maioria do estoque excedente já foi liquidado.
Nos supermercados em Rio Branco, alguns itens natalinos chegam a ter 50% de desconto. A dona de casa, Domingas Ferreira, voltou a fazer suas compras mensais, após o período natalino e conta que percebeu uma diferença de preço em vários produtos do supermercado. “Quando fiz minhas compras para a ceia de Natal e Ano Novo, tinha produtos que estavam com um valor muito alto. Hoje, voltei a fazer compras e percebi a queda dos preços”, relata.
Fotos/Odair Leal