Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cursos da Ufac são bem avaliados pelo Enade

Medicina Veterinária tirou 5 e Enfermagem ficou com 4 na avaliação do MEC

 Oito cursos de graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram em 2013 do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Seis desses cursos foram muito bem avaliados, recebendo notas de 3 a 5.

Medicina Veterinária recebeu conceito 5 (máxima); Enfermagem (tanto o do campus de Rio Branco quanto o do campus de Cruzeiro do Sul), conceito 4; Engenharia Agronômica, Medicina e Nutrição receberam conceito 3. O curso de bacharelado em Educação Física (campus de Rio Branco) e o curso de Engenharia Agronômica (campus de Cruzeiro do Sul) receberam conceito Enade 2.

“O curso de bacharelado em Educação Física, como tinha Conceito Preliminar de Curso (CPC) nota 2 e com esta avaliação de 2013 manteve o mesmo conceito, está sob medida cautelar. Mas já estamos trabalhando no sentido de sanear as deficiências do curso, em termos de infraestrutura e reformulação do projeto curricular, acervo bibliográfico etc.”, explicou a pró-reitora de Graduação, Socorro Neri.

Além disso, ainda no dizer da pró-reitora, “é importante enfatizar que a última visita dos avaliadores do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira] ao curso de bacharelado em Educação Física se deu em 2008 e de lá pra cá a infraestrutura do campus de Rio Branco, bem como a qualificação dos docentes, já passou por muitas melhorias, especialmente nos últimos dois anos”.

“No tocante ao curso de Engenharia Agronômica do campus de Cruzeiro do Sul, como ele recebera conceito 4 na visita dos avaliadores do Inep em 2012, com o Enade 2013 ele [o curso] alcançou CPC 3”, finalizou Socorro Neri.

Enade e CPC

  O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes, a partir dos resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho Estudantil.

O CPC é composto por informações de vários níveis: 15% sobre a infraestrutura e organização didática do curso; 30% sobre o corpo docente; 55% desempenho dos estudantes no Enade.

Sair da versão mobile