Falta apenas sete dias para a primeira sessão do ano na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). E, com ela, vai ter a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Nos bastidores, a única confirmação que se tem é que a chapa será única e boa parte dos cargos será ocupada pelos deputados mais antigos da Casa, ou seja, os reeleitos.
Até o momento, os únicos cargos definidos são o de presidente, primeiro vice-presidente, primeiro, segundo e terceiro secretários, que serão ocupados por Ney Amorim (PT), Éber Machado (PSDC), Manoel Moraes (PSB), Maria Antônia (PROS) e
Chagas Romão (PMDB), respectivamente. Os cargos de 2º vice-presidente, 4ª e 5ª secretaria ainda estão em aberto.
Os partidos pequenos, mais conhecidos como ‘nanicos’, que também fazem parte da Frente Popular do Acre (FPA), reivindicam alguns cargos para si. O deputado Heitor Júnior (PDT) defende que Mesa seja ocupada conforme a proporcionalidade dos partidos.
“Temos realizado diversas reuniões no sentido de pedir aos colegas parlamentares que respeitem a proporcionalidade dos partidos na composição da nova Mesa Diretora da Casa”, disse o deputado.
O Partido Trabalhista Nacional (PTN) chegou a lançar o nome do deputado Raimundinho da Saúde como candidato à Presidência da Casa do Povo. Porém, a maioria dos parlamentares optou por apoiar a candidatura do petista Ney Amorim.
Cogitou-se, ainda, que a segunda secretaria fosse ocupada pelo deputado da oposição, Nicolau Júnior (PP).
Heitor afirma que independente de quem ocupar a Mesa Diretora, os parlamentares da base de apoio a Tião Viana (PT) trabalharão no sentido de ajudar o governo a desenvolver o Estado.
“Vamos iniciar nossos trabalhos no próximo dia 1º de fevereiro e, com certeza, teremos um ano de muitas atividades. Queremos caminhar sempre ao lado da nossa população. Vamos fazer bons debates e aprovar projetos importantes para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.