Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados oficializam chapa única que disputará a presidência da Aleac no domingo

 Praticamente todos os detalhes estão acertados para a posse dos novos deputados estaduais, que acontece amanhã, dia 1º de fevereiro, às 10 horas, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O evento marca o início do ano legislativo e deve ser prestigiado não só pelos eleitos, mas, também, por demais autoridades e familiares.

A sessão será presidida pelo deputado Ney Amorim, haja vista que, de acordo com o regimento interno do parlamento estadual, a cerimônia de posse deve ser comandada pelo parlamentar reeleito que tenha pertencido à mesa diretora anterior com maior cargo hierárquico. No caso em questão, trata-se do deputado petista, uma vez que o antigo presidente, deputado Elson Santiago (PEN), não foi reeleito.

“O rito da cerimônia começa com a posse oficial, depois o juramento que deve ser prestado pelo presidente e pelos demais parlamentares e, em seguida, se dará a suspensão da sessão para que seja eleita a nova mesa diretora”, explicou o assessor de Comunicação da Casa, Rutemberg Crispim.

A primeira sessão do ano marca também à eleição da nova mesa diretora da Casa do Povo. Nove deputados serão escolhidos para assumir os cargos disponíveis. A chapa, que será única nesse pleito, foi oficializada na tarde de ontem, 30, durante coletiva realizada no parlamento estadual.

Conforme definido em acordo entre base e oposição, Ney Amorim (PT) será o candidato único ao cargo de presidente. Ele assume o comando do Legislativo em seu terceiro mandato, e após comandar a primeira-secretaria na legislatura que se encerra.

“Será uma Mesa Diretora plural, respeitando a proporcionalidade de todos os partidos. Estaremos prontos para viver um novo momento na Assembleia Legislativa do Acre, sempre respeitando os interesses do povo acreano”, declarou Ney Amorim.

A primeira, segunda e terceira vice-presidência ficará com o deputado Éber Machado (PSDC), Raimundinho da Saúde (PTN) e Chagas Romão (PMDB), respectivamente.

O primeiro secretário, como já acordado, será o deputado Manoel Machado (PSB). Da segunda à quinta secretaria ficará sob o comando da deputada Maria Antônia (PROS), Jesus Sérgio (PDT), Nicolau Junior (PP) e Jonas Lima (PT), respectivamente.

Na sexta-feira ocorreu também o sorteio dos gabinetes que serão ocupados pelos novos deputados.

A leitura da mensagem governamental, que poderá ser feita pelo próprio governador, Tião Viana, vice-governadora, Nazaré Araújo, ou pela chefe da Casa Civil, Márcia Regina, será realizada na terça-feira, 3.

A mensagem traz um resumo das principais ações do governo para o ano de 2015. Somente na quarta-feira, 4, é que os deputados iniciam o trabalho parlamentar propriamente dito.

 

Sair da versão mobile