Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Raio-X: região Norte é a única sem representantes na 2ª fase da Copinha

Considerada a maior competição de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo Júnior reúne, inicialmente, 104 times de todo o país. Na segunda fase, porém, avançam apenas os que tiveram melhor desempenho. 32 equipes seguem na briga pelo título e pelo sonho de chamar a atenção. A região Norte é a única que não tem representantes na sequência do torneio.

A Copinha pode ser considerada ainda o reflexo da qualidade das categorias de base dos clubes brasileiros e expõe as diferenças estrutural e financeira das cinco regiões.

Dos 55 times do Sudeste, 19 avançaram. O Nordeste, que começou com 21, segue com apenas 4. O Sul iniciou com 10 e 7 se classificaram. O Centro-Oeste, também com 10, inicialmente, tem 2 equipes na segunda fase. E o Norte, com oito representantes na fase inicial, não tem classificados.

O desempenho dos nortistas é ainda mais preocupante dentro de campo. Dois oito, apenas dois conseguiram uma vitória no torneio. O Araguaína-TO venceu o Primavera-SP por 2 a 1, pela primeira rodada do grupo O. O São Raimundo-RR bateu o Serrano-SP por 1 a 0, na última rodada do grupo V. O Rio Branco-AC e o Independente-PA somaram um ponto cada. Os outros quatro sequer pontuaram.

Desempenho no principal
A tímida atuação dos times do Norte do país na Copinha é apenas um reflexo do que acontece nas competições adultas de futebol. Nas duas principais divisões nacionais, a região tem apenas um representante, o Paysandu, na Série B. Todos os outros disputam as Séries C e D do Brasileiro.

Confira os duelos que valem vaga nas oitavas da Copinha:
Paraná x Grêmio
Goiânia x Linense
Bahia x Fluminense
Botafogo x Botafogo-SP
Ceará x Palmeiras
Sport x Ituano
Coritiba x Vitória
Cruzeiro x Vasco
Flamengo x Taboão da Serra
Avaí x Atlético-MG
Criciúma x Lemense
São Paulo x Atlético-PR
Corinthians x Grêmio Prudente
Goiás x Guarani
São Caetano x Inter de Limeira
Figueirense x Mirassol

Sair da versão mobile