Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Friale prevê transbordamento dos rios acreanos devido as fortes chuvas

 As fortes chuvas que atingiram e que ainda podem chegar ao Estado podem ocasionar transbordamentos dos principais rios do Acre, foi o que previu o pesquisador Davi Friale.

De acordo com uma publicação no site O tempo Aqui, Friale faz um alerta as autoridades locais sobre a possibilidade de inundação em várias regiões do Estado. As chuvas torrenciais que atingiram a região nos últimos duas ultrapassaram a marca de 100mm, o que causa preocupação.

Davi Friale disse ainda, que se as precipitações continuarem na mesma intensidade, alguns rios vão transbordar até o final de semana.

Ainda de acordo com a publicação, foram registradas chuvas intensas no leste da serra do Divisor, nos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter e nas nascentes do Rio Juruá, no Peru, que atingiram um índice de precipitação de até 130mm, nas últimas 72 horas.

O nível do Rio Juruá tem apresentado rápida elevação, principalmente nas cidades de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Desde terça-feira, 20, que as águas do Juruá vem subindo consideravelmente.

Nas ultimas 24 horas, foram registradas fortes chuvas também na região da Amazônia peruana e nos principais afluentes do Rio Acre. As informações por portal de noticias de Davi Friale alerta para o grande volume de água que está descendo o rio vinda do Peru, o que elevará o nível do Rio nas cidade de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia.

Chuvas torrenciais, acima de 130mm, caíram, também, nas últimas 24 horas, no alto curso do Rio Acre, no município de Assis Brasil e em território peruano. Um grande volume de água está descendo e o nível do rio Acre, em Brasileia e Epitaciolândia, subirá repentinamente nas próximas horas.

 

 

Sair da versão mobile