Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Funcionários da Caixa realizam manifesto em Rio Branco

 O Sindicato dos Bancários Acre realizou, na manhã desta quarta-feira, 28, um protesto em frente à Agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Brasil, em Rio Branco. O protesto foi para denunciar a intenção da equipe econômica do Governo Federal de abrir o capital da instituição financeira.

O protesto durou cerca de uma hora e contou com o apoio maciço dos funcionários da instituição, que se vestiram de preto, como se estivessem de “luto”, pelas medidas adotadas pela equipe econômica do Governo Federal.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Edmar Batistela, fez questão de destacar a importância da Caixa Econômica Federal como instituição 100% Pública e o seu papel enquanto agente responsável pelos principais programas sociais do Governo Federal.

“Estamos cobrando o que ficou acordado com a presidente Dilma Rousseff. Ela nos garantiu que não iria abrir negociação do capital financeiro da Caixa e que, ao contrário, criaria uma política de fortalecimento dos bancos públicos. Mas, no apagar das luzes, a equipe econômica do Governo Federal já sinalizou com a possibilidade de abrir essas negociações. A Caixa é o único banco 100% público, responsável por atender os programas sociais, que paga os benefícios e que dita as regras do mercado imobiliário do país. Abrir o capital financeiro da Caixa é dar início ao processo de privatização”, destacou Edmar Batistela.

Clientes que aguardavam a abertura da agência apoiaram o manifesto e ouviram atentamente os discursos dos manifestantes, em defesa da Caixa 100% pública.

O movimento contou com o apoio da Central Única dos Trabalhadores no Acre (CUT/AC). A mobilização vai continuar e novos protestos devem acontecer, caso a equipe econômica decida negociar o capital financeiro da instituição.

Sair da versão mobile