O governador Tião Viana (PT) empossou na tarde de quinta-feira, 15, o novo defensor público geral do Estado, Fernando Morais, que estará no comando da instituição no biênio 2015-2016.
A cerimônia de posse foi realizada na Casa Civil e contou com a participação de diversas autoridades. Entre elas, o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, secretário da Segurança Pública, Emylson Farias, controlador-geral do Estado, Giordano Simplício, chefe da Casa Civil, Márcia Regina, presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado do Acre, Gerson Boaventura.
Durante a posse, o governador lembrou a importância da Defensoria Pública ao governo e ao povo do Acre. Segundo ele, a instituição presta um papel único, haja vista que representa as camadas mais pobres da população.
“Queria desejar muita sorte ao meu colega Fernando Morais nesta nova empreitada. Os desafios para o próximo biênio são muitos, porém, tenho certeza que o Fernando terá sabedoria para conduzir a defensoria. Esta instituição tem uma importância muito grande para o Acre, pois beneficia pessoas que estão à margem da cidadania. A defensoria é esse cobertor de amparo na defesa dos acreanos”, frisou o governador.
Tião afirmou ainda a necessidade do órgão, viabilizar uma agenda institucional para lutar pelos cidadãos que necessitam de representação, porém, não a buscam por estarem à margem da sociedade.
“A defensoria deverá agora encontrar um ambiente de verdadeiro amparo ao povo deste Estado. É importante que se crie uma agenda da vida institucional para viabilizar ações de um novo tempo. Temos que encontrar aqueles que estão à margem da sociedade, pois eles também precisam de representatividade”, disse.
O novo chefe da defensoria, Fernando Morais, ressaltou as conquistas da instituição e disse que dará continuidade ao trabalho iniciado pelo defensor Dión Nóbrega.
“Agradeço a Deus, ao governador Tião Viana que me confiou este trabalho. É uma honra estar assumindo este cargo. Defendemos as pessoas mais simples e precisamos da colaboração entre os meus colegas e do Governo do Estado para continuar esse trabalho e superar os desafios”, disse Fernando.
(Foto: Odair Leal/ A GAZETA)