Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Juros do cheque especial subiram mais de 200% ao ano

Conforme números divulgados nesta terça-feira, 27, pelo Banco Central do Brasil, apontam que os juros do cheque especial subiram em dezembro do ano passado chegando à marca de 200,6% ao ano. Com isso, é a maior taxa dos últimos 16 anos, quando em fevereiro de 1999 o patamar ficou em 204,3% ao ano.

De acordo com a divulgação do Banco Central, os juros cobrados pelos bancos nesta linha de crédito tiveram forte aumento em 2014. No fim de 2013, estavam em 147,9% ao ano. O crescimento, portanto, foi de 52,7 pontos percentuais em todo o ano passado.

A saída para não ter problemas futuros é o consumidor evitar ao máximo o uso do cheque especial por conta das altas taxas cobradas pelas instituições financeiras.

Apesar da alta dos juros bancários nas operações com cheque especial, o Banco Central tem observado que o volume delas não é representativo quando se compara com o estoque total das operações de crédito. De acordo com a instituição, representam menos de 5% de todas as operações em mercado.

Outro vilão é o cartão de crédito, que atingiu, em dezembro de 2014, a maior taxa desde 1999. A média de juros cobrados ao consumidor ficou em 258,26% ao ano, quando as pessoas não pagam toda a fatura do cartão. Um exemplo claro disso é quando o consumidor tem uma dívida de R$ 100,00 no cartão, com a taxa de juros aplicados ao final de 12 meses a dívida ultrapassa os R$ 350,00. (Com informações Banco Central do Brasil)

Sair da versão mobile