A 9ª edição da Bienal da União Nacional de Estudantes receberá alunos do Brasil inteiro. O evento será realizado nos dias 1º a 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e é considerado o maior festival estudantil da América Latina.
A Bienal da UNE é uma festividade de cultura, ciência, tecnologia e que seleciona o que tem sido produzido nas universidades brasileiras. A programação reúne debates, seminários, oficinas, apresentação de trabalhos, shows e diversas outras atividades.
O tema será “#vozesdobrasil”. A ideia é procurar fazer uma reflexão sobre a brasilidade por meio da língua, procurando as características que formam o povo brasileiro. O evento trará uma perspectiva histórica do dialeto nacional, desde os tempos do tupi e da carta de Pero Vaz de Caminha, até a linguagem atual.
As inscrições estão abertas e vão até o dia 18 de janeiro de 2015, podendo ser feitas através do site www.bienaldaune.org.br, no valor de R$ 60. A taxa inclui alojamento em salas e dormitórios da cidade do Rio de Janeiro, além de transporte até os locais das atividades da Bienal. A alimentação também está inclusa.
Após o dia 18, a inscrição só poderá ser realizada presencialmente, no valor de R$ 120. Para os estudantes que são cotistas, prounistas e do Fies, a taxa é gratuita.
As inscrições para apresentação de trabalhos na bienal encerram hoje, 15 de janeiro. As áreas que receberão trabalhos são: música, artes visuais, literatura, audiovisual, artes cênicas, ciência e tecnologia e projetos de extensão.
O evento será realizado na Lapa, nos espaços Fundição Progresso e Circo Voador. A programação completa será divulgada em breve e terá a presença de escritores, intelectuais, professores, artistas e músicos renomados no universo da cultura brasileira e do mundo. Já participaram da Bienal, nomes como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Ziraldo, Marcelo D2 e O Rappa.
De acordo com o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Acre, Jeffrey Caetano, a instituição está organizando uma caravana para conduzir os estudantes ao festival, prevista para sair no dia 28 de janeiro com retorno marcado para 10 de fevereiro.
“Os estudantes interessados em participar da caravana devem entrar em contato logo após efetuar a inscrição na Bienal. Não haverá custos, apenas será necessário apresentar o pagamento da taxa do evento”, disse.
Ele disse ainda que os estudantes também poderão participar da 13ª edição do Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), da UBES. O Encontro será no período de 1 a 4 de fevereiro também no Rio de Janeiro. O tema é “O ensino técnico que a gente quer: Acesso, expansão, qualidade e assistência estudantil”.
Maiores informações através do telefone 9926 – 6126 (Jeffrey Caetano) ou no e-mail [email protected]. Turnê Intrínseca