Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministério da Saúde amplia Mais Médicos em seis municípios acreanos

Objetivo é garantir atenção básica de saúde nos municípios
Objetivo é garantir atenção básica de saúde nos municípios

O Ministério da Saúde irá expandir o Programa Mais Médicos para integrar ou ampliar profissionais de saúde em áreas com carência na atenção básica. Entre os municípios acreanos, estão Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Porto Walter, Rio Branco e Tarauacá. Uma das novidades é a integração com o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que garantirá 100% das vagas no Programa Mais Médicos.

A incorporação de 100% das vagas do Provab será para garantir às prefeituras a permanência de médicos na atenção básica de suas cidades. A garantia de 10% nas provas de residência do país será agora oferecida no Programa. Uma vez que a iniciativa dura apenas um ano, os profissionais do Provab poderão permanecer no Programa Mais Médicos por mais dois anos se continuarem na unidade de saúde em que já atuam.

Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. A diferença é que agora terão três oportunidades para escolher o município em que irão atuar. Na inscrição, o profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme sua prioridade.

As regras para classificação do médico na concorrência das vagas é ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); VER-SUS; do ProUni ou FIES.

Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento, e ter maior idade.

Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa. As inscrições são feitas no site www.mais medi- cos.saude.gov.br.

O período para que os médicos do Provab confirmem a permanência no Mais Médicos será de 21 a 23 de janeiro. Caso existam vagas remanescentes, no dia 10 de abril será aberta a chamada para brasileiros formados no exterior e no dia 5 de maio para médicos estrangeiros. Dia 8 de junho ocorrerá o acolhimento para esses médicos.

Investindo também na infraestrutura das redes de saúde, o Governo Federal está investindo R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Quanto à expansão e reestruturação da formação médica do país, há a previsão de criação de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018, com foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS.

Já foram autorizadas 4.460 novas vagas de graduação, sendo 1.343 em instituições públicas e 3.117 em instituições privadas, além da seleção de 39 municípios para criação de novos cursos. Em 2014, o Governo Federal autorizou 2.822 novas vagas de residência. (Com informações da Agência Saúde/ Foto: G1)

Sair da versão mobile