No Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado nesta terça-feira, 20, o Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF/AC) confirma que há, sim, motivos para a categoria comemorar, e um deles foi a aprovação, ainda no ano passado, da lei 13.021, que normatiza a farmácia como estabelecimento de saúde onde o medicamento não é meramente produto de mercado.
Além disso, reconhece a necessidade da presença integral do farmacêutico nestes locais. Segundo o presidente do CRF-AC, Tiaraju Paulo Mattos, a sede própria também é uma conquista importante da categoria.
“Mas, nosso principal desafio é conquistar o reconhecimento da população para a categoria, por prestar um serviço de saúde. Uma ação pública será realizada em setembro no dia internacional do farmacêutico. Enquanto isso, nosso objetivo é inaugurar a sede”, completa o presidente. No Acre, existem 268 profissionais, sendo que 60% deles atuam em Rio Branco.
Até o final de fevereiro, a sede deve ser inaugurada e contará com a presença do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João. No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico.
A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no país. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)