18 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

18 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Porto Velho decreta estado de alerta devido à cheia do Rio Madeira

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
28/01/2015 - 15:22
Manda no zap!CompartilharTuitar

Devido ao nível do Rio Madeira, a prefeitura de Porto Velho, decretou nesta terça-feira, 27, oficialmente estado de alerta para uma possível cheia no município. Na ocasião, o manancial marcava 15,28 metros, de acordo com medição da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Em 2014, nessa mesma data, o nível registrado era de 15,15 metros. Ações de prevenção contra os efeitos da enchente já começaram a ser executadas pela Defesa Civil. Além disso, foi iniciado um trabalho de conscientização das famílias passíveis de serem atingidas para que deixem as casas o quanto antes.

Segundo a prefeitura, as iniciativas de prevenções tiveram início desde a constatação, há cerca de duas semanas, de que a cota do Rio Madeira no distrito de Abunã já estava dois metros acima do registrado no ano passado, quando as águas atingiram o pico máximo de 19,74 metros.

Famílias de Abunã, Fortaleza do Abunã e Jacy-Paraná já foram cadastradas como possíveis atingidos, e, na capital, famílias do Beco do Gravatal, no bairro Nacional, já estão sendo realocadas.
Conforme a Secretaria Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec), os possíveis desabrigados não ficarão em escolas, para não prejudicar o ano letivo. O Abrigo Único, montado no Parque dos Tanques, em Porto Velho, já está em fase de desativação.

 BR-364
Ainda segundo a Sempedec, a pasta realizou uma viagem junto com hidrólogos do Centro Nacional de Alerta e Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), para mapear demandas do que pode acontecer na BR-364, que dá acesso ao Acre, que ficou totalmente isolado no ano passado, devido à cheia do Rio Madeira.

Durante a viagem, foram detectados pontos que podem ficar alagados e que devem ser sinalizados e balizados com antecedência. Segundo a Defesa Civil, os pontos sensíveis da BR-364 estão localizados próximos ao distrito de Jacy-Paraná, Mutum-Paraná, que ficou submerso por aproximadamente 14 quilômetros de extensão, e Abunã.

“O primeiro trecho que pode ser inundado, de acordo com o Cemaden, é a área próxima da antiga Mutum-Paraná. Há uma previsão de aproximadamente 10 dias para que isso ocorra”, explicou Pimentel.

A BR-364 também está sendo monitorada pela Polícia Rodoviária Federal. Uma régua foi instalada no quilômetro 471 da estrada, trecho que ficou completamente alagado em março 2014, isolando completamente o Acre.

Segundo a última medição, faltam apenas 52 centímetros para o Rio Madeira chegar à estrada. Na medição anterior, em 17 de janeiro, a marca registrava 1,20 metro. Entre 6 e 9 de janeiro, a água estava distante 1,10 metro da via; já no dia 12, o rio estava a 1,30 metro de distância. De acordo com a PRF, a partir da marcação de 0,50 metro, a situação será considerada crítica e a corporação trabalhará em estado de alerta.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Trabalhadores de vários segmentos realizam protestos nesta quarta-feira, 28

Próxima Notícia

Ufac convoca candidatos selecionados pelo Sisu

Mais Notícias

Oona Chaplin em cena de 'Avatar: Fogo e cinzas' — Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Novo filme da saga Avatar estreia no cinema de Rio Branco nesta quinta-feira

18/12/2025
Foto: Secom/Prefeitura de Rio Branco
2º destaque

Ano letivo de 2025 na rede municipal termina em 30 de janeiro de 2026, diz Educação

18/12/2025
Certame disponibilizou 91 vagas para diversos cargos de nível superior. Foto: Renato Beiruth/Detran
6º destaque

Governo publica resultado final e homologação do concurso público do Detran nesta sexta

18/12/2025
Foto: Lyon Santos/MDS
Destaques Cotidiano

Bolsa Família entra na reta final do prazo para atualização de dados de saúde em Rio Branco; veja o que fazer

18/12/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
1º destaque

Acre tem três municípios habilitados para receber novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

18/12/2025
Foto: Walcimar Júnior
5º destaque

Calor e chuvas rápidas marcam o fim de semana no Acre; Rio Acre deve se aproximar da cota de alerta

18/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Ufac convoca candidatos selecionados pelo Sisu

Ufac convoca candidatos selecionados pelo Sisu

Segundo Tião, serão mais de 200 famílias beneficiadas por mês

Governador Tião Viana entrega equipamentos de pequenos negócios para 200 famílias

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre