Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seis aplicativos gratuitos que ajudam a organizar finanças pessoais

Aplicativos são gratuidos
Aplicativos são gratuidos

Atualmente existem diversos aplicativos que podem ajudar a organizar suas despesas neste começo de ano. É possível gerenciar como e com o quê está gastando seu dinheiro e controlar suas finanças pessoais mais facilmente com a ajuda de smartphones e tablets.

*Calculadora do Cidadão (iOS e Android, grátis) – Aplicativo oficial do Banco Central, a Calculadora do cidadão permite a simulação de aplicações com depósitos regulares e de financiamentos com prestações fixas, a correção de valores com base em diversos indicadores econômicos e o cálculo de valores futuros de um capital.

* Finance (iOS,Android, grátis) – Permite organizar suas despesas em categorias e dispõe um gráfico que mostra qual delas consome mais dinheiro. Também é possível cadastrar despesas futuras, como compras parceladas. Anexa fotos de comprovantes, recibos e cadastra contas bancárias, cartões de crédito e transferências.

* CIGAM Boletos (iOS e Android, Windows Phone, grátis) – É um aplicativo que captura e organiza boletos bancários. Usa a câmera do celular para fazer a leitura dos códigos de barras de boletos e tem a opção de exportar os códigos e notificar a data de vencimento. O app também dispõe de gráficos coloridos de suas despesas futuras por semana, mês ou ano.

* Toshl Finanças (iOS, Android, Windows Phone, grátis) – Ainda em processo de tradução para o português, o aplicativo pode ter alguns erros de gramática. Porém, já foi elogiado pelo The New York Times e pela BBC. Com o Toshl, é possível criar uma meta a ser atingida escolhendo um valor eu um período. Cadastrando os gastos diariamente, o app mostra quanto ainda se pode consumir até que termine o período programado. Também há como organizar os gastos por categorias e um conversor de moedas.

* Minhas Economias (iOS, Android, grátis) – O aplicativo permite que você gerencie e planeje suas contas de diversos bancos, cartões de créditos, investimentos, financiamentos e aposentadoria. Com opções de alertas, gráficos e relatórios, o app ajuda o usuário a tomar decisões financeiras melhores. Além disso, o cadastro é anônimo e há senha para proteger suas informações. Também é possível armazenar seus dados na nuvem (uma espécie de ‘HD externo’ virtual) e sincronizar com o site oficial do aplicativo.

* Guia Bolso (iOS, grátis) – O aplicativo sincroniza as transações bancárias com o gerenciador do site oficial (guiabolso.com.br) e atualiza automaticamente quando acessado. Ele faz um diagnóstico sobre a situação financeira do usuário (‘em apuros’, ‘no limite’, ‘poupador’ e ‘investidor’). Para usar o serviço, é preciso fornecer o número da conta corrente e a senha do banco na internet, o que pode ser arriscado. Porém, a empresa garante que isso não compromete a segurança e que a senha permite apenas consultar os dados, e não fazer transações no banco. O GuiaBolso reúne em um único extrato dados de diversas contas correntes e cartões de créditos e as organiza em categorias. Também é possível fazer um planejamento, definindo quanto o usuário pretende gastar em cada categoria de despesa (moradia, restaurantes, compras, viagens e salário).

(Foto:GOOGLE/IMAGEM)

Sair da versão mobile