A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores oficializou na manhã de quinta-feira, 22, em entrevista coletiva na sede da legenda, o nome do deputado Ney Amorim na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
O presidente do PT, Ermício Sena, frisou a importância do momento, haja vista que esta é a primeira vez que o partido indica um nome para assumir a presidência do parlamento estadual.
“Hoje é um dia histórico para o Partido dos Trabalhadores, pois, mesmo sempre tendo deputados na Assembleia Legislativa, nunca reivindicamos o cargo. Hoje, decidimos chancelar total apoio a presidência da Casa Legislativa na pessoa do deputado Ney Amorim”, disse.
Ele frisa que a decisão de lançar o petista na disputa pela maior cargo da Mesa Diretora da Aleac se deu com base no costume dos poderes legislativos, onde o partido com maior número de deputados eleitos fica com a prerrogativa.
“A tradição é que o partido que elege o maior número de parlamentares indique o presidente para a Mesa Diretora. Elegemos cinco deputados, sendo o Ney Amorim o mais votado, portanto, o partido está oficializando a decisão, estamos contentes, pois o deputado Ney é um nome que muito pode colaborar com a casa legislativa”. Ressaltou.
Além de ter sido o deputado mais votado com 10.213 votos nas eleições 2014, Amorim é um dos parlamentares mais experientes da atual legislatura. Entrando no terceiro mandato, o petista já ocupou o cargo de primeiro secretário na Mesa Diretora.
Após o anúncio, Ney Amorim agradeceu o voto de confiança da executiva estadual do partido, dos parlamentares eleitos e reeleitos e do governador Tião Viana. Ele destacou que embora seu nome tenha sido anteriormente cogitado para disputar o cargo, somente agora, com a oficialização é que irá conversar com os outros deputados.
“Esta é uma candidatura construída de forma democrática. O apoio do partido foi unânime, assim como as declarações de apoio de colegas de parlamento. Acredito que poderemos desenvolver um bom trabalho na condução do Poder Legislativo. Agora é buscar conversar oficialmente com cada deputado, construir uma chapa forte, com respeito ao espaço devido a todos os partidos e se eleito, trabalhar por uma Assembleia que esteja mais próxima do povo, nos municípios, pois não basta estar perto do povo apenas na eleição”, pontuou.
O presidente do PT anunciou ainda o apoio ao nome do deputado federal Sibá Machado para ocupar a liderança do partido na Câmara dos Deputados. Ermício acredita que o petista reúna chances reais de ser o líder da presidente Dilma Rousseff.