X

Em sessão especial, governador Tião Viana e a vice Nazaré Araújo são empossados

Tião destacou eixos da sua gestão: qualidade de vida e conservação dos recursos naturais

Dando continuidade à tradição da Frente Popular, o governador Tião Viana (PT) e sua vice Nazaré Araújo (PT) foram empossados nos primeiros minutos do dia 1º, em sessão especial, realizada na sede da Assembleia Legislativa (Aleac).

A sessão de posse foi conduzida pelo presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN). Durante a solenidade, o parlamentar ressaltou o orgulho de estar empossando Tião Viana.

“Na legislatura passada, o senhor foi empossado pelo ex-deputado Edvaldo Magalhães. Hoje o senhor está sendo empossado por mim e digo que é um orgulho pessoal. Tenho certeza que nos próximos anos o senhor fará um bom trabalho com muito mais desempenho”.

Após a posse, em seu primeiro discurso, Tião agradeceu a todos os acreanos e frisou a importância de manter um projeto político que vem sendo posto em prática há 16 anos.

Em uma breve avaliação, o governador destacou três vertentes que, segundo ele, têm sido os grandes eixos da sua administração: qualidade de vida, desenvolvimento e conservação dos recursos naturais.

“Nós tivemos um crescimento nos últimos cinco anos de em média 7% nos investimentos públicos e uma consolidação de 35% desse setor. Porém, o ano que vem é de austeridade e dificuldade para o Brasil inteiro. O meu papel é o controle fiscal adequado e firme”, finalizou.

Ele afirmou também que estará ainda mais comprometido em lutar por um Acre melhor. “Nossos desafios são imensos, mas nós nos orgulhamos daquilo que conquistamos de mãos dadas com o povo acreano. Somos o primeiro estado em qualidade da educação no Norte e Nordeste do Brasil. Somos o estado que mais cresce na Amazônia e o estado que cresce mais que a média brasileira. Implantamos nesse governo 78 indústrias. Conseguimos evoluir o estado de três distritos industriais para treze. Organizamos as políticas de carreira dos servidores públicos do Acre nesses 16 anos”, disse.

Em relação a 2015, o governador afirma que será um ano de austeridade e dificuldades econômicas. “É um ano de dificuldade, de austeridade para o Brasil inteiro. Será um ano de ajustes econômicos. O meu papel é de controle fiscal adequado e firme, políticas de desenvolvimento. Mas, graças a Deus, já consolidamos crédito suficiente para manter firmes as políticas de desenvolvimento e emprego”, afirmou.

A respeito dos desafios, o governador afirmou que uma das metas é erradicar o analfabetismo em pessoas maiores de 15 anos. “Erradicar o analfabetismo em maiores de 15 anos nos próximos quatro anos é uma meta determinada de ousadia e de coragem e de colocar a utopia. Constituir os melhores resultados entre políticas de segurança, políticas de saúde, políticas da educação e avançar numa sociedade que saiba pensar o seu tempo e o seu tempo futuro”.

Ele disse ainda que centrará o trabalho em três eixos centrais. “O que quero fazer no próximo mandato, de maneira muito sintética, muito objetiva, é conduzir com cada vez mais esforço de simplicidade, trabalhando cada vez mais próximo das pessoas, tentando traduzir o sentimento das pessoas, tomando as medidas mais adequadas para o melhor resultado de mudança na qualidade de vida, consolidando desenvolvimento e conservação dos recursos naturais”, afirmou.

Tião finalizou comentando sobre a construção de um novo Acre. “Que Deus nos dê sempre a alegoria e a coragem para enfrentar todas as adversidades, mas que nos permita constituir um novo Acre. Um lugar sereno, firme e de esperança às futuras gerações que virão”.

Categories: Flash POLÍTICA
A Gazeta do Acre: