Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Justiça concede liminar e prefeito de Acrelândia é reconduzido ao cargo

Jonas estava sendo acusado de improbidade administrativa
Jonas estava sendo acusado de improbidade administrativa

Depois de alguns dias afastado do comando de Acrelândia por determinação judicial, o prefeito Jonas Dalles (PROS) foi reconduzido ao cargo. A liminar foi concedida pela 2ª Câmara Cível, tendo o desembargador Junior Alberto como relator.

Além de afastado do cargo, o gestor chegou a ser também proibido de frequentar as dependências da Prefeitura de Acrelândia, sob pena de multa caso desobedecesse à determinação judicial.

O pedido de afastamento solicitado pelo Ministério Público Estadual havia sido acatado pela juíza Maria Rosinete dos Reis Silva. Na ação, o promotor de Justiça responsável pelo caso, Teotônio Rodrigues Soares Júnior, alegou que a manutenção do prefeito no cargo prejudicaria a instrução dos procedimentos investigatórios. O prefeito estava sendo acusado de improbidade administrativa.

Ainda de acordo com o relatório, o fechamento do Conselho Tutelar no começo da semana passada, por falta de condições de trabalho, foi também crucial para a decisão de afastar Jonas Dalles do cargo.

A defesa do prefeito alegou que o afastamento foi desnecessário por não existir qualquer indício a demonstrar prejuízo à instrução processual, principalmente no caso de fechamento do Conselho Tutelar.

O gestor negou que, em algum momento, estivesse dificultando a investigação do Ministério Público. E afirmou, ainda, que os investimentos para a manutenção do Conselho Tutelar foram realizados.

“Todas as providências pedidas pelo Ministério Público para o funcionamento do Conselho Tutelar foram devidamente providenciadas, exceto algumas que fiquei impossibilitado de realizar neste ano, devido à abertura do orçamento”, ressaltou o prefeito.

Mesmo tendo sido reconduzido ao cargo, o prefeito ainda corre o risco de sofrer uma sanção penal. Jonas Dalles é acusado de desobediência, quando deixou de repassar informações em um dos processos.

No dia 4 de fevereiro, o prefeito participa de uma audiência para prestar esclarecimentos sobre o assunto. Atualmente, ele possui quatro processos na esfera cível, todos sob a acusação de improbidade administrativa.  (Foto: Divulgação)

Sair da versão mobile