Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mesmo em recesso, deputados articulam composição da Mesa Diretora da Aleac para o próximo biênio

Deputado Ney Amorim (PT) foi definido como presidente
Deputado Ney Amorim (PT) foi definido como presidente

O recesso dos parlamentares estaduais ainda não terminou, porém, os deputados já se articulam para a composição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Aleac) para o biênio de 2015/2016.

A eleição deve obedecer ao critério da proporcionalidade, segundo o regimento da Casa. O Partido dos Trabalhadores (PT) que legislará com o maior número de parlamentares, ao todo cinco, terá o direito de ocupar o cargo mais importante, o de presidente da Casa Legislativa.

Pelas articulações nos bastidores, a disputa pelos cargos da mesa diretora terá apenas uma chapa. O Partido Trabalhista Nacional (PTN) chegou a lançar o nome do deputado Raimundinho da Saúde como candidato à presidência da Casa do Povo, porém, a maioria dos parlamentares optou por apoiar a candidatura do petista Ney Amorim.

A definição que causou mais divergência entre os deputados foi a escolha do nome para ocupar a primeira secretaria. Três parlamentares lançaram-se candidatos: Éber Machado, Maria Antônia e Manoel Moraes. O consenso foi em torno do nome do deputado do PSB, Manoel Moraes.

Éber assegura estar tranquilo quanto à decisão dos colegas parlamentares. “É importante frisar que eu e o meu partido fazemos parte de um grande projeto. Dito isso, o que posso afirmar é que sou um soldado não apenas do PSDC como também da Frente Popular do Acre. Se tiver a determinação da FPA que eu ocupe a primeira secretaria ou qualquer outro cargo na Mesa Diretora, eu o farei”, disse.

Quanto aos cargos, até o momento a chapa foi definida da seguinte forma: deputado Ney Amorim (PT) como presidente; Manoel Moraes (PSB) como 1º secretário; deputada Maria Antônia (PROS) como 2ª secretaria; o oposicionista Chagas Romão (PMDB) ficará com a 3ª secretaria. Primeiro vice-presidente, deputado Éber Machado (PSDC).

Os nomes dos parlamentares que ocuparão os cargos de segundo vice-presidente, quarto e quinto secretários ainda não foram definidos, porém, já foi confirmado que serão ocupados pelos novos deputados.

As atividades na Casa Legislativa estão previstas para iniciar no dia 1º de fevereiro quando ocorrerá a eleição da nova Mesa Diretora do parlamento estadual. (Foto: Divulgação)

Sair da versão mobile