Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Parlamentares eleitos brigam pela presidência das principais comissões da Assembléia

Deputada Eliane Sinhasique  reivindica a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Deputada Eliane Sinhasique reivindica a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Sem chance de entrar na disputa pelos principais cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Aleac), alguns dos novos parlamentares desta 14ª legislatura, decidiram brigar pela presidência das principais Comissões existentes na Casa do Povo.

A deputada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Eliane Sinhasique, por exemplo, reivindica a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A CCJ é uma das mais importantes comissões da Aleac, haja vista que por ela passam todos os projetos importantes em tramitação e de interesses do governo.

Historicamente, essa comissão é ocupada pelo partido com maior número de deputados na Casa e, nos últimos 20 anos, a maioria tem sido sempre da Frente Popular. Outras Comissões estratégicas e disputadas sãos as comissões de Orçamento e Finanças e Segurança.

A parlamentar afirma que sua intenção, caso consiga o cargo, não será atrapalhar o trabalho do governador Tião Viana (PT), mas, dar mais qualidade aos projetos apresentados pelo Executivo.

“Não desejo engessar o governador. O fato de ser da oposição não significa que irei desaprovar todas as ações do governo. Se houver um projeto de relevância para o desenvolvimento deste Estado, estarei votando a favor, sem sombra de dúvida”, disse a deputada.

Sinhasique ressalta ainda que caso consiga a presidência da CCJ, uma de suas prioridades será levar o debate para dentro da Comissão. “Quero evitar o que vem acontecendo nos últimos anos em que os projetos chegam poucas horas antes de serem votados, não sendo possível sua análise. É necessário que haja tempo para que esses projetos sejam analisados e debatidos”.

No Poder Legislativo, a semana foi marcada por reuniões entre os deputados que irão compor o quadro desta 14ª legislatura, porém, na avaliação da maioria dos parlamentares, ainda é muito cedo para definir nomes que irão compor as comissões. Segundo eles, a prioridade no momento são os arranjos para a composição da mesa e ocupação dos cargos de lideranças. Só depois de definidas essas áreas, as comissões entrarão em discussão. (Foto: Assessoria Câmara)

Sair da versão mobile