O presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, esteve na manhã desta terça-feira, 20, na sede do Tribunal de Contas do Estado para tratar sobre o novo sistema de prestação de contas do TCE.
A reunião foi proposta pela nova presidente Naluh Gouveia e contou ainda com a presença dos secretários de Finanças, contadores, técnicos e demais prefeitos.
Com a implantação do novo sistema, os prefeitos não precisam mais entregar a prestação em papel e os documentos passam a ser entregues bimestral e anualmente.
De acordo com Marcus Alexandre, a Amac estará auxiliando as prefeituras quanto à realização do procedimento. “A associação vai prestar toda a assessoria necessária para que as prefeituras se adequem à nova ferramenta de prestação de contas já que o prazo final é o dia 30 de março”, afirmou.
A presidente do TCE, Naluh Gouveia, destacou a importância da associação se envolver nesse processo, haja vista que se trata de uma execução educativa.
“É extremamente importante a interlocução feita pela Amac entre a corte de contas e as prefeituras. Esse auxílio às prefeituras será de muita valia. Os erros mais comuns detectados nas prestações de contas das prefeituras são a falta de documentação completa, a falta de informações nos Portais de Transparência e o gasto com pessoal maior do que permite a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse trabalho poderá dar uma resolução a essa questão”, pontuou. (Foto: Assessoria PMRB)