Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura implanta novo sistema corporativo entre os dias 15 e 26 de janeiro

Entre os dias 15 e 26 de janeiro não haverá atendimento nos Centros de Atendimento ao Cidadão – CAC e também na área reservada à Prefeitura de Rio Branco na OCA e demais órgãos do município que oferecem atendimento ao público. Neste período, técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação e Modernização da Gestão – DTIMG, da prefeitura vão implantar um novo sistema, o Webpúblico, que vai modernizar os sistemas corporativos, em especial os utilizados para a gestão tributária, orçamentária, financeira e contábil. Somente a Nota Fiscal Eletrônica continuará sendo emitida neste período.

O projeto foi apresentado pelo diretor da DTIMG, Pablo Mendes, aos secretários, diretores e demais usuários do sistema no âmbito da prefeitura de Rio Branco, nesta quarta-feira, 8, no auditório da Biblioteca Pública.
Os atuais sistemas (Safira e o Ágata), que já têm dez anos de uso, serão substituídos por uma nova ferramenta, o Webpúblico, que vai proporcionar facilidades para o público interno e externo, o que vai resultar em agilidade no atendimento e permitirá a ampliação de novos serviços online no portal da Prefeitura. Algumas áreas as quais não contavam com processo informatizado, estão contempladas no Webpúblico, são elas: Gestão da Fiscalização de Trânsito e Transporte; Gestão do PPA, LDO e LOA; Controle de precatórios; cobrança administrativa e previsão de receita.

A grande novidade fica por conta da integração entre os módulos, onde todo procedimento realizado é refletido em tempo real, finalizando sempre na contabilidade. Não sendo mais necessária a inserção de informações de um sistema para outro. O que acontece em qualquer um dos módulos é automaticamente recebido pela contabilidade.

Pablo Mendes relata que o novo sistema foi desenvolvido exclusivamente para a prefeitura e com a participação de técnicos da DTIMG. O sistema Webpúblico foi elaborado com base no conceito de layout dos sites na internet: mais leve e funcional. A ideia é propor-cionar um ambiente agradável para o usuário, seja no trabalho ou em casa. Desenvolvido em plataforma web, o sistema traz uma novidade, o fato de não precisar de nenhum tipo de instalação e poder ser acessado de equipamentos como tabletes e smartphones, além da segurança da informação, criptografia e controle de vírus.

Portal do Cidadão
Numa segunda etapa da implantação do novo sistema, que deverá começar em março, será implantado o Portal do Cidadão, onde os usuários vão ter informações completas sobre situação de imóveis, débitos e poderá emitir taxas para pagamento. “O usuário vai se enxergar no sistema, ter todas as informações sobre sua situação na prefeitura, bem como de seus imóveis”, explica Pablo. (Assessoria PMRB)

Sair da versão mobile