Em meio às negociações dos partidos para indicar candidatos à presidência da Câmara Federal, as bancadas deram também a largada às discussões internas para a liderança das legendas a partir de 2015.
Maior bancada eleita na Câmara, o Partido dos Trabalhadores se prepara para formalizar no próximo dia 31, em reunião, o nome do deputado Sibá Machado (PT/AC) para assumir a liderança do partido neste ano.
A articulação foi costurada entre duas alas do partido que vão se alternar no comando da sigla dentro da Casa nos próximos dois anos. A corrente Construindo um Novo Brasil terá a prerrogativa de indicar o nome em 2015 e ao grupo Mensagem ao Partido, que também reúne dissidentes da CNB, indicará o nome em 2016.
“Está fechado. A ideia do acordo está feita e caminhando para não ter voto na bancada. Para 2015, a CNB me escolheu e o pessoal da Mensagem indicará para 2016”, explicou Sibá.
O acerto para que a CNB ocupe a liderança do PT em 2015 se deu porque, atualmente, o deputado Henrique Fontana (PT/RS), da corrente Mensagem ao Partido, é o líder do governo na Câmara. A ideia é que as duas alas possam ter posição de destaque.
Em seu segundo mandato como deputado federal, Sibá assume a liderança do PT a partir do dia 1º de fevereiro quando a nova legislatura tomará posse. Como futuro líder da bancada, o parlamentar acredita que este será um ano difícil para o partido na Câmara.
“Eu vejo 2015 como um ano que promete certa dificuldade. Não será um ano simples, porque o PT perdeu deputados. De 86 deputados caímos para 70 em outubro”, afirmou.