Neste final de semana, o Rio Acre apresentou cheia e ultrapassou a marca dos 12 metros. Por isso, a Defesa Civil já iniciou a por em prática o Plano de Contingência, construindo os primeiros 100 abrigos no Parque de Exposição Marechal Castelo Branco. Nesta segunda-feira, 19, o nível do rio ficou em 11,99 metros.
O coordenador da Defesa Civil do município, George Santos, destaca que apesar do transbordamento nem ter começado ainda, as ações estratégicas do plano de contingência, como construção dos boxes e infraestrutura de atendimento de saúde e assistência social já começam a ser instalados no parque.
“Quando o rio chega a 12 metros, de acordo com o nosso protocolo, nós começamos a construção de abrigos. Agimos preventivamente, caso seja necessário a remoção. Então nesse fim de semana começamos a construção desses abrigos no Parque de Exposição”, disse o coordenador.
A preocupação é porque deve vir mais chuva nos próximos dias. O acompanhamento do interior também está sendo feito, segundo o coordenador. “A gente está monitorando o rio, inclusive, na região de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e Capixaba”, completa.
As chuvas neste final de semana foram intensas na capital acreana. Entre sábado, 17, e domingo, 18, foram registrados 51.9 mm de água, segundo dados da Defesa Civil Municipal.
Segundo George Santos na capital, a média histórica de chuvas é de 283.4 mm, mas até esta segunda, 19, foram registrados cerca de 209.4 mm. Apesar das chuvas abaixo da média, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê que a situação mude até o fim deste mês.