Dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) preveem que o Rio Madeira em Rondônia pode sim transbordar, provocando uma enchente tão grande quanto a do ano passado que desabrigou mais de 100 mil pessoas desabrigadas no Estado vizinho e deixou o Acre isolado por terra pelo período de mais de dois meses.
De acordo com informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o nível do Madeira está subindo rapidamente devido as fortes chuvas que atingem a Bolívia, enchendo um dos principais afluentes do Madeira, o rio Beni.
A PRF afirma que o nível do Madeira está a 1,5 metros para alcançar a pista da BR-364, em um trecho próximo ao distrito de Jacy-Paraná, em Rondônia. Nos próximos dias um relatório técnico com fotos do local será apresentado pelos policiais. A situação pode sim ser agravada nos próximos dias caso o volume de chuva continue nesse nível.
Nesta quinta-feira, 15, o Rio Madeira está em 13,24 metros, segundo medição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Nesse mesmo dia do ano passado, durante a enchente, as águas atingiram a marca de 14,82 metros. De acordo com a coordenadora do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ana Cristina Strava, o rio estava em queda nos últimos dois dias, mas existe a expectativa de chuvas.
Em abril do ano passado, o governo acreano chegou a decretar calamidade pública. Na época, os acreanos enfrentaram o racionamento de diversos alimentos nas prateleiras, além de gás de cozinha e combustíveis, o que gerou grandes filas de veículos nos postos.
Já no dia 8 de janeiro deste ano, o governo do estado se reuniu com representantes do Ministério da Integração Nacional para debater a criação de um plano de contingência para uma possível nova enchente.
Enquanto isso, o Rio Acre deve encher nos próximos dias
Chuvas torrenciais caíram nos vales do rio Xapuri e do riozinho do Rola com isso, o Rio Acre deverá ter um aumento repentino e considerável, a desta sexta-feira, 16. Prevê o pesquisador meteorológico Davi Friale, através do site O Tempo Aqui.