Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sipam prevê nova enchente do Rio Madeira este ano

Sipam prevê nova enchente do Rio Madeira este ano

 Dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) preveem que o Rio Madeira em Rondônia pode sim transbordar, provocando uma enchente tão grande quanto a do ano passado que desabrigou mais de 100 mil pessoas desabrigadas no Estado vizinho e deixou o Acre isolado por terra pelo período de mais de dois meses.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o nível do Madeira está subindo rapidamente devido as fortes chuvas que atingem a Bolívia, enchendo um dos principais afluentes do Madeira, o rio Beni.

A PRF afirma que o nível do Madeira está a 1,5 metros para alcançar a pista da BR-364, em um trecho próximo ao distrito de Jacy-Paraná, em Rondônia. Nos próximos dias um relatório técnico com fotos do local será apresentado pelos policiais. A situação pode sim ser agravada nos próximos dias caso o volume de chuva continue nesse nível.

Nesta quinta-feira, 15, o Rio Madeira está em 13,24 metros, segundo medição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Nesse mesmo dia do ano passado, durante a enchente, as águas atingiram a marca de 14,82 metros. De acordo com a coordenadora do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ana Cristina Strava, o rio estava em queda nos últimos dois dias, mas existe a expectativa de chuvas.

Em abril do ano passado, o governo acreano chegou a decretar calamidade pública. Na época, os acreanos enfrentaram o racionamento de diversos alimentos nas prateleiras, além de gás de cozinha e combustíveis, o que gerou grandes filas de veículos nos postos.

Já no dia 8 de janeiro deste ano, o governo do estado se reuniu com representantes do Ministério da Integração Nacional para debater a criação de um plano de contingência para uma possível nova enchente.

Enquanto isso, o Rio Acre deve encher nos próximos dias

Chuvas torrenciais caíram nos vales do rio Xapuri e do riozinho do Rola com isso, o Rio Acre deverá ter um aumento repentino e considerável, a desta sexta-feira, 16. Prevê o pesquisador meteorológico Davi Friale, através do site O Tempo Aqui.

Rio Madeira - OL (3)

Sair da versão mobile