X

A MACHETARIA DO ACRE É TREND!

Entre as inovações apresentadas nos salões de negócios da Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week no ano passado, uma novidade chamou a atenção de estilistas renomados e jornalistas de moda conceituados. As elegantes e lindas clutches de marchetaria produzidas pelo artista plástico acrea-no Maqueson Pereira, da Marchetaria do Acre, que são todas feitas com madeira de descarte.


Clutches de marcheteria acreana em vitrine francesa
As pequenas bolsas são confeccionadas a partir de madeiras recortadas minuciosamente e montadas com harmonia de coloração e desenhos com temáticas da flora e da fauna amazônica, através da técnica de marchetaria. Elas levam de três a cinco dias para serem produzidas.


Mas o artista, antes de fabricar as bolsas, já possuía reconhecimento internacional por seu trabalho artístico. Nascido no seringal Flora, no município de Porto Walter (AC), Maqueson Pereira começou a estudar a arte da marchetaria com Herbert Douteil, o “Padre Heriberto”, que o formou e intermediou seus estudos na Europa, em países como a Alemanha, a Suíça e a Itália. Lá, no berço da marchetaria, estudou em Siena, onde se especializou.


Para a fabricação das diversas peças entre quadros, caixas, porta-jóias, risque-rabisque e bolsas, ele utiliza 156 espécies de árvores, sendo necessária a importação de alguns tipos da Alemanha. Todas as cores utilizadas na arte são naturais da madeira, sendo que apenas a cor azul é produzida através de um efeito químico, em que a árvore já cresce com essa tonalidade.


Depois dessa visibilidade proporcionada pelas semanas de moda brasileiras, as peças ganharam o mundo e estão em vitrines de grifes de Paris, Tóquio, Nova Yorque e Londres, onde chegam a ser vendidas por até 5 mil reais. E não é para menos, afinal as pequenas bolsas são obras de arte que possuem valor agregado.

CELEBRIDADES
Entre as personalidades nacionais e internacionais que possuem peças de marchetaria confeccionadas por Maqueson Pereira estão o presidente da França François Hollande, o Papa Bento XVI, Papa Francisco, a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente americano George Bush, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre outros.

DICIONÁRIO FASHION
Clutch, em inglês, significa pegar, agarras ou segurar com firmeza. Daí supõe-se que essas pequenas bolsas de festa tenham ganhado esse nome por serem bolsas de mão que precisam ser seguradas o tempo todo. São também chamadas de “evening bag”, ou seja, bolsa para a noite.

Informações:
MARCHETARIA DO ACRE
Site: http://www.maquesonmarchetaria.com
Telefone: (68) 3223-9175

TOP TEN

B-DAY

Parabéns ao controlador geral do Estado, Giordano Simplício Jordão, por seu aniversário, assinalado no dia 4 passado. O jovem advogado passou a integrar o primeiro escalão da atual equipe de Governo, nesse segundo mandato, e promete ser uma das gratas surpresas.

COACHING
Ontem, 9, a Escola de Negócios Iris Tavares realizou mais uma boa palestra, com o tema “Planejando 2015 com coaching”, sob a batuta da mastercoach Caterine Castro. Os interessados em eventos próximos devem buscar informações pelo telefone 9985-3080.

FÉRIAS
De volta à terrinha, a apresentadora de TV e colunista Jocely Abreu após merecidas férias em família. Na foto, Jô dentro do avião com a sorridente filha Maria Valentina. Sejam bem-vindas!

MARISCO FOLIA
A Cia. do Marisco também prepara dois dias de festa durante o Carnaval. Os agitos serão nos dias 14 (sábado) e 17 (terça-feira), com samba de raiz e marchinhas, sob o comando de Bruno Damasceno (Roda de Samba), Anderson Liguth (Deixa Clarear) e Delei (Terreirão do Samba). Adquira suas mesas através do telefone 9986-9952.

GÊMEOS
Em Fortaleza-CE, o querido casal Luana Couto e André Marques no baby chá do casal de gêmeos que chegará em breve, para alegrar ainda mais o seu lar.

FOTOGRAFIA
O Instituto Acreano de Imagens (IAI) abriu inscrições para o curso de Formação Básica em Fotografia, que inicia dia 22 de fevereiro com aulas práticas e teóricas, na sede da AABB. Quem ministra as aulas é o premiado fotógrafo Marcus Vicentti. Informações pelos telefones 9991-0076 e 9202-6663.

TUDO NOVO DE NOVO
A empresária Elis Lucena e o médico Victor César embarcaram na semana passada para fixar residência em São Luís do Maranhão, onde nascerá a primeira filha do casal, a pequena Maya. A avó materna, Linda Bissoli, acompanha o casal para auxiliar a filha na mudança, no resguardo e nos cuidados com a neta. Na foto, o trio na conexão em Brasília.

FESTA INFANTIL NO VIA VERDE
Para entrar no clima do carnaval, o Via Verde Shopping vai fazer a festa com a realização do bailinho infantil. As atividades ocorrem nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, ao lado da Praça de Alimentação, das 16h às 20h. Nos dias 15 e 17, será realizado o concurso de fantasias para crianças de 2 a 12 anos. A participação é gratuita.

Categories: Gazeta Estilo
A Gazeta do Acre: