Globo promove mudanças importantes no seu jornalismo

O jornalismo da Globo, a exemplo de outros setores da emissora, está passando por um período de reavaliação, com efeito direto em cargos considerados muito importantes. Inicialmente, essa movimentação na “CGJ” vai atingir profissionais do Rio de Janeiro e São Paulo, ou mais diretamente Teresa Garcia, Monica Barbosa, Luiz Ávila,  Fernando Castro e Márcio Sternick, que irão mudar de função e, alguns casos, até de cidade.

Teresa Garcia, que atualmente é a editora-chefe do “Hoje”, a convite de Miguel Athayde – diretor regional de jornalismo do Rio de Janeiro, aceitou assumir a chefia de redação da Editoria Rio. Ficará no lugar hoje ocupado por Sternick, que passará a chefe de redação de Rede, função atualmente exercida por Monica Barbosa, que por sua vez irá para a mesma função no “Globo Repórter”. Vai dividir o comando da redação, no Rio, com Meg Cunha, agora na vaga de Marilei Zanini, que solicitou aposentadoria.

Ávila, que é conhecido e reconhecido na redação como “braço direito de William Bonner”, deixará o cargo de editor-chefe-adjunto do “Jornal Nacional” para assumir como editor-chefe do “Jornal Hoje”, em São Paulo.

Para o lugar de Ávila, irá o editor do “JN”, Fernando Castro.

Está quieto
Enquanto isso, a prometida renovação de valores no jornalismo da Record até agora não aconteceu. Não existem garantias de que não irá acontecer, mas pelo menos nesses últimos dias ninguém mais tocou nela. Não deixa de ser alguma coisa.

Escalada
Thais Fersoza também foi confirmada no elenco de “Escrava Mãe”, novela que a Record irá produzir em parceria com a Casablanca. Será uma das protagonistas.

Mantido
É hoje a reestreia do Gugu na Record, com o seu programa a partir das 22h30 e apresentações às terças, quartas e quintas-feiras. Mesmo com todo o pugilato do último domingo, Vildomar Batista está prestigiado no cargo. E, segundo a Record, está prestigiado mesmo, não é como treinador de futebol à beira da demissão.

Diante disso…
Podemos entender que a Record decidiu simplesmente abafar o caso. Vildomar será mantido na direção do programa, assim como o Homero Salles continuará na administração do negócio.

Noves fora…
Diante de tal quadro, devemos estender que a Record resolveu correr o risco. Ninguém torce para isso, mas com Vildomar e Homero no mesmo quadrado, a chance de dar errado e estourar outra encrenca é muito grande.

De um lado…
Ontem, a Bandeirantes reuniu anunciantes, representantes do mercado publicitário, simpatizantes e imprensa, para anunciar em um almoço, no Trivento, um espaço dos mais elegantes de São Paulo, as novidades da sua programação para 2015.

… Só que do outro
Na sua base principal, no Morumbi, a Bandeirantes está efetivando a dispensa de muitos daqueles que trabalharam no carnaval. Aliás, a maior parte, de uma forma bem desavisada, tomou conhecimento dessas demissões ainda durante os trabalhos do “Band Folia”.

Assuntos desta notícia