Os candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem realizar a sua matrícula até hoje, 03. Para fazer a matrícula, o estudante precisa comparecer à instituição de ensino em que foi aprovado e apresentar os documentos solicitados em edital. Na Universidade Federal do Acre (Ufac) oferece oferecidas 1.670 vagas em 35 cursos.
A matrícula deve ser feita no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30 no campus da Ufac. O candidato que não realizar quaisquer das fases de matrícula institucional, nas datas e horários definidos pela Ufac, perderá o direito à vaga para a qual foi classificado.
“O candidato que não foi selecionado na primeira chamada tem a chance de continuar no certame, participando da lista de espera para o curso declarado como sua primeira opção”, lembrou o responsável institucional pelo Sisu na Ufac, Thiago Figueiredo.
Nesse caso, é necessário solicitar a participação na lista de espera para chamadas posteriores no site do Sisu. A opção só é válida para cursos nos quais não haja preenchimento de vagas após o período de habilitação. O prazo final para continuar concorrendo às vagas remanescentes é 6 de fevereiro.
Documentos exigidos: Cópias autenticadas ou acompanha das dos originais
Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar; Documento de identificação oficial com foto; Título de eleitor, com comprovante de votação da última votação ou certidão de quitação eleitoral emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral ou Tribunal Regional Eleitoral para brasileiros maiores de 18 anos; Comprovante de regularidade com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino; CPF- Cadastro de Pessoa Física próprio; Comprovante de residência atual;Comprovante de realização da 1ª fase de matrícula institucional devidamente assinado e o formulário de opção de vaga, quando for o caso.
Os números do Sisu na Ufac
Em 2015, um total de 2.791.334 candidatos se inscreveram para disputar 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos de todo o país. Ao todo, a Ufac recebeu 58.610 inscrições de 40.926 candidatos (que tinham a opção de se inscrever em até dois cursos na mesma universidade).
O curso mais concorrido foi o de Medicina, com o registro de 266,075 candidatos disputando uma vaga. Em seguida, surgem Direito (93,42 por vaga) e Enfermagem (77,40 por vaga). Dos 1.670 primeiros convocados, 789 estudantes são acreanos e 881 são oriundos de outros estados brasileiros. Há quatro, 41 e 22 acreanos para os cursos de Medicina, Direito e Enfermagem, respectivamente.