Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Desfile dos blocos carnavalescos será no Parque da Maternidade

 Os blocos carnavalescos de Rio Branco participam da quarta edição do Concurso de Blocos Carnavalescos com Bateria, no dia 17 deste mês, terça-feira, a partir das 19 horas, no Parque da Maternidade, nas proximidades da Concha Acústica e Biblioteca da Floresta.

Os quatro grupos que desfilarão foram contemplados no edital lançado pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM) e Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Os blocos “Seis é D+”, do bairro Seis de Agosto; o “Vila do Fuxico”, do Segundo Distrito; o “Sem Limite”, do José Augusto, Ipase e Bosque, e o “Sambase”, do bairro da Base, desfilam com no mínimo 30 ritmistas e 100 brincantes. A vestimenta é o abada com a marca e identidade de cada agremiação. As alegorias, fantasias, estandartes e bandeiras compõem o enredo desenvolvido por cada grupo.

Com enredos inspirados na cultura acreana, os brincantes pretendem mostrar o tradicional carnaval popular feito com criatividade e irreverência. Para isso, ensaiam todas às noites em espaços abertos de seus bairros.

“A Gameleira vai ‘pular’ com o nosso tema ‘Catraia, catraieiros – Na beira desse rio tem samba’, que representa a nossa cultura, ainda tão presente”, disse Reginaldo Dantas, vice-presidente do “Sem Limite”.

“O governo do Estado e a prefeitura pretendem com o concurso estimular as manifestações culturais de maneira organizada, democrática e transparente. São as comunidades e foliões fazendo a festa popular”, disse Karla Martins, presidente da FEM.

A comissão julgadora avaliará cada bloco a partir dos quesitos Madrinha da Bateria, Samba Enredo, Harmonia, Bateria e Comissão de Frente. A premiação vai de R$ 500 a R$ 3 mil, do quarto ao primeiro colocado no concurso.

Sair da versão mobile