Dilma escolhe presidente do Banco do Brasil para a presidência da Petrobras

A presidente Dilma Rousseff escolheu o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, para ocupar o cargo deixado por Graça Foster na presidência da Petrobras. Ela e outros cinco conselheiros pediram demissão do cargo na quarta-feira, dia 4. O Conselho de Administração da companhia, presidido pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, está reunido na manhã desta sexta-feira para a escolha dos nomes que vão compor a diretoria da estatal.

A nomeação de Bendine para o posto agrada ao PT, mas já causa reações negativas no mercado. As ações da Petrobras já registravam, às 11h, queda de quase 6% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de SP, seguia em queda de 1,68%, com 48.405 pontos.

O nome de Aldemir Bendine deverá ser confirmado também na reunião do  Conselho de Administração da Petrobras. Ele susbstituirá  Graça Foster, que  deixou a presidência  juntamente com outros cinco diretores da empresa. Um dia antes, Foster se reuniu coma presidente Dilma Rousseff , no Palácio do Planalto, em Brasília, para acertar a  exoneração dos ocupantes dos principais cargos da estatal, que a princípio deveria acontecer em março.

A ação foi precipitada depois que Graça chegou ao Rio de Janeiro, sede da Petrobras, depois do encontro com com Dilma, para uma reunião com a diretoria da estatal. Os diretores que deixaram a direção da empresa não quiseram ficar no cargo depois que a nótícia vazou para a  imprensa. Acharam  mais conveninete o pedido de demissão coletiva. Com isso, Dilma ficou com apenas 48 horas – antes da reunião do conselho de adminsitração que escoleherá os novos diretores-, para indicar o nome dos novo presidente da Petrobras.

Perfil – Adelmir Bendine, conhecido como Dida, é funcionário de carreira do Banco do Brasil. Ocupava o cargo de presidente da instituição desde 2009, com salário de R$ 62 mil. Antes, estava à frente do vice-presidente responsável pela área de cartões. Formado em administração, é de uma família de funcionários do BB. Entrou no banco ainda como estagiário em uma agência de sua cidade natal.

Assuntos desta notícia