X

Panorama: veja como está cada clube a um mês do estadual

A bola vai rolar para os principais estaduais do país a partir deste fim de semana, mas para os clubes do Acre apenas no dia 1º de março, com uma rodada dupla no estádio Antônio Aquino, o Florestão, na Capital. A um mês do início do Campeonato Acreano 2015, o atual campeão, Rio Branco, busca reforços para disputar competições nacionais, e ainda há time sem técnico.

O regulamento será o mesmo de 2014. Os oito times se enfrentam em turno e returno, no sistema de pontos corridos, e os quatro melhores se classificam para as semifinais. A partir de então, as partidas são eliminatórias, com o primeiro colocado enfrentando o quarto e o segundo duelando com o terceiro por vaga na grande decisão. O campeão estadual será o representante do Acre no Campeonato Brasileiro da Série D 2015 e na Copa do Brasil 2016.

Inicialmente, apenas três estádios serão usados: Arena da Floresta e Florestão, ambos em Rio Branco, e Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul. A expectativa gira em torno da oficialização dos laudos dos estádios Álvaro Felício Abrahão, em Xapuri (Amax), e Antônio Araújo Lopes, em Epitaciolândia (Alto Acre).

Uma reunião nesta segunda-feira (2), às 18h, na sede da FFAC, define os detalhes do estadual. (João Paulo Maia)

ALTO ACRE
Representante de quatro municípios (Capixaba, Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia) no futebol profissional, o Papagaio da Fronteira negocia desde o início de janeiro com o técnico Márcio Figueiredo, o Faísca, que é ex-goleiro e ex-treinador do Vasco/AC, e com Serginho Goes, de Roraima. O acordo ainda não foi fechado.

Em 2014, o time jogou para não ser rebaixado e conseguiu se firmar na elite. Nesta temporada, tenta ter partidas em casa, em Epitaciolândia, mas depende de laudos do estádio. A pré-temporada começa amanhã.

AMAX
A Associação dos Militares e Amigos de Xapuri (Amax) foi fundada em 21 de setembro de 2009 e chegou perto da elite do futebol acreano em três oportunidades. Atual campeão da segundona, o time chega forte para a disputar a elite, com jogadores conhecidos. Entre eles o goleiro Douglas e o atacante Marcelo Brás.
A equipe é comandada pelo técnico Paulo Capão, que está há três anos no clube. Os treinos iniciaram no dia 26 de janeiro. A diretoria tenta liberar o estádio de Xapuri para receber jogos do estadual.

ATLÉTICO AC
O futuro do Galo Carijó é uma incógnita. Atual vice-campeão estadual, o time depende do que vai acontecer na pré-Copa do Brasil, em fevereiro. Segundo o presidente Edson Izidório, a competição nacional definirá a participação do clube no Acreano.
Na pré-Copa, o treinador será o diretor de futebol Gilmar Sales. Os treinamentos no Adauto Frota, o Frotão, começaram no dia 12 de janeiro. Apesar da saída de Gessé, autor do “gol que Pelé não fez”, os celestes têm a experiência do zagueiro Ceildo, a habilidade do meia Testinha e o oportunismo do atacante Ailton.

GALVEZ
O Imperador, time da Polícia Militar do Acre no futebol profissional, fundado em 2011, tem chegado às semifinais nas últimas temporadas. O objetivo em 2015 é ir além: ser finalista.
O técnico Edmilson Correia, Tangará, ex-Rio Branco, comandará a equipe, que aposta em jogadores com passagem pelo Estrelão, como o meia Neném e o atacante Juliano César. A pré-temporada começou no dia 26 de janeiro, no Marinho Monte, conhecido por ser o campo do Independência.

NÁUAS
O Cacique do Juruá, único time de Cruzeiro do Sul na disputa, passou ao futebol profissional em 2008. Formado por jogadores da região, o Náuas entrou no estadual de 2014 para se manter na elite e conseguiu. Este ano, a equipe aposta nos jogos em casa.
Zacarias Lopes é o presidente e técnico do time desde a última temporada. O Cacique foi o primeiro a iniciar a preparação, em 24 de dezembro do ano passado, realizando testes entre atletas locais em Cruzeiro do Sul.

PLÁCIDO DE CASTRO
Em crise financeira, o Tigre do Abunã começou 2015 com a renúncia do presidente Josué Carvalho. Sob nova direção, o clube busca apoio da iniciativa privada e de torcedores (com o programa sócio-torcedor) para formar um time competitivo.
Campeão em 2013, o Plácido tem no comando o técnico Célio Ivan, do futebol tocantinense, desconhecido para a torcida local. Os jogadores começaram os treinamentos no dia 19 de janeiro, no estádio José Ferreira, o Ferreirão.

RIO BRANCO
Representante do Acre na Copa Verde e Copa do Brasil, o Rio Branco atrasou o início da pré-temporada por falta de recursos e corre contra o tempo para poder ter uma equipe competitiva nas competições nacionais.
O Estrelão será comandado novamente pelo técnico José Araújo, o Zezito, que estava no clube no segundo semestre de 2014. Com pouco dinheiro, o Alvirrubro aposta na base da Copa São Paulo e reforços locais. Os treinos no CT José de Melo começaram no dia 12 de janeiro.

VASCO
Em uma mudança de diretoria, já que o presidente Wendel Sampaio, o Pixilinga, assumirá um cargo na FFAC, o Vasco/AC tenta se reestruturar aos poucos.
Em 2015, o Crul-Maltino acreano será comandado pelo técnico Célio Doka, ex-jogador. O início da pré-temporada está previsto para amanhã, com treinos no campo da Fazendinha, em Rio Branco.

Categories: ESPORTE
A Gazeta do Acre: