O ano letivo de 50 mil alunos acreanos tem início nesta segunda-feira, 23, para 106 escolas urbanas e rurais da rede pública de ensino. O secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, fez a abertura das atividades às 7h da manhã na Escola Natalino de Brito, localizada no bairro Sobral.
Mas nem todas as escolas da Capital iniciam o ano letivo em fevereiro. Como é o caso da escola José Rodrigues Leite, que passar por pequenas reformas. Outras cinco passam por reparo, três estão em reforma e outras três tiveram o calendário alterado devido a obras realizadas em 2014.
“Trabalhamos sempre para cumprir os 200 dias letivos previstos em lei e também o fechamento do ano letivo em dezembro. Com isso, o aluno não será prejudicado”, afirmou o diretor de gestão de Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Evaldo Viana.
No interior, o ano escolar terá início nos dias 2 e 9 de março. “Devido a necessidades específicas de transporte escolar e logística, como da merenda, há a necessidade de fazer um calendário diferenciado”, justificou Evaldo Viana.
Algumas escolas rurais e indígenas também seguem um calendário diferenciado que leva em consideração as especificidades de cada localidade.
De acordo com a SEE/AC, ao todo a rede pública de ensino estadual tem 469 escolas rurais, 173 urbanas e 181 indígenas. O número de alunos, com base nas matrículas efetuadas em 2014, é de aproximadamente 150 mil estudantes.
A Prefeitura de Rio Branco realiza um trabalho de manutenção viária e operações tapa-buracos em diversas vias e corredores estruturantes em toda a cidade. E por conta do início do ano letivo, o trabalho foi intensificado nos locais que dão acesso as escolas.