Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bloco Urubu Cheiroso anima o domingo com o resgate do ‘Carnaval de antigamente’

Concentração será na Avenida Epaminondas Jácome
Concentração será na Avenida Epaminondas Jácome

O Urubu Cheiroso voltou. E voltou para resgatar as melhores tradições dos carnavais como eram pulados em tempos mais amistosos de Rio Branco. Ou seja, em família. O bloco vai desfilar neste domingo, 15 e terça-feira, 17. A concentração começará a partir das 15h, na Avenida Epaminondas Jácome, em frente ao prédio dos Correios. Às 18h, o Urubu vai puxar o cordão pela avenida e passando pela ponte. Com muita animação, ele chega à Gameleira e fica até as 22h por lá.

Essa é a programação dos dois dias. Mas o que está por trás dela é que promete tornar este Carnaval em algo especial para quem participará da folia do Urubu Cheiroso. Quem brincou a folia na década de 1980, entre 86 a 91, não teve como não ouvir falar no bloco. Nele, ninguém ficava parado. Tinha música de qualidade, fantasias exageradamente coloridas e a família inteira brincando no ritmo carnavalesco. Agora, após 20 anos parado, o bloco quer resgatar tudo isso.

Os diretores do bloco Urubu Cheiroso, Eró Xavier e Álvaro Mendes, contaram que a ideia é trazer uma proposta diferente neste retorno do grupo. “Queremos resgatar a tradição, o Carnaval da família, no qual as pessoas tragam seus filhos. Com muitas cores, muita animação e sem medo de sofrer crimes. Sem gente bêbada, e sim pessoas felizes. Queremos ver crianças com belas fantasias, que é até uma forma de incentivar as vendas no comércio local”, descreveram eles.

Para realizar tais expectativas, os diretores adiantaram que o bloco vai investir na sua banda. E eles não estão pra brincadeira, pelo menos não sente sentido. A banda do Urubu Cheiroso tem 22 pessoas participando. Entre elas, quatro instrumentistas de sopros; guitarra; contrabaixo, 2 baterias/percussões (que ditam o ritmo das marchinhas mais clássicas, incluindo a própria marchinha do Urubu Cheiroso); e três puxadores para cada gênero musical (um anima para canções de pagode, um para samba-enredos e o outro para clássicos da MPB no ritmo de Carnaval).

“Vamos embalar sucessos de Zé Ramalho, Gilberto Gil, Caetano, Elba Ramalho e outros grandes artistas num ritmo especial. E teremos as agitações de Chiclete com Banana, Timbalada e outros grupos que agitam os foliões. Vamos fazer uma festa bonita e só o que queremos é que as pessoas levem duas coisas: festa e paz”, pediram Eró e Álvaro.

Na terça, dia 17, além do desfile a tarde, o Urubu Cheiroso também vai fazer um encontro de despedida do Carnaval, se misturando às brincadeiras do bloco Cia Banzeiro e com a Marujada.

Um bloco com o melhor do folclore acreano – Se a ideia é ver a criançada feliz, pulando as melhores marchinhas de anos dourados, é preciso ter um atrativo a mais. Por isso, o Urubu Cheiroso vai ter também os bonecos com grandes proporções de bichos folclóricos e outros da selva acreana. Cobra grande, Mapinguari, Caipora, Tucanos. E o restante só indo lá pra ver.

Além do mais, os foliões kids também podem competir para ver quem vai com a fantasia mais bonita, quem aguenta pular mais e podem, ainda, participar dos batuques da banda do bloco.

(FOTO: DIVULGAÇÃO )

Sair da versão mobile