Rio Acre apresenta forte vazante

RIO BRANCO, 02-02-2015 O rio Acre alcançou os 13,72 metros nestO nível do Rio Acre baixou consideravelmente na última semana. No início do mês, o manancial atingiu a marca de 13,52 metros e nesta segunda-feira, 9, o nível era de 6,95 metros. De acordo com a Defesa Civil Estadual, a marca é normal para época do ano, pois as chuvas diminuíram nas últimas semanas. Os rios do interior do Estado também apresentaram redução nos volumes de água.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, a oscilação é normal para a época do ano. O coordenador explicou que o nível do rio pode voltar a subir a partir da segunda quinzena de fevereiro, quando deve voltar a chover na região.

“A situação está tranquila. Está previsto uma quantidade de chuva em um volume maior, então, essas chuvas devem elevar o nível do rio, mas só para o final do mês. No momento, todos os rios estão dentro da normalidade, tanto que estamos fazendo as medições apenas uma vez por dia”, conta.

Sobre o interior do Acre, Batista aponta que as águas dos rios também têm baixado, pois o volume de chuvas nas cabeceiras diminuiu. “Essas oscilações são bem dinâmicas. Tem ano que em janeiro a situação já fica bem complicada, o rio enche cedo. Mas, o bom de tudo é que está tudo dentro da normalidade para esse período”.

Em Tarauacá, o rio registrou 6,17 metros, mais de dois metros abaixo da cota de alerta. No final do mês de janeiro, o rio transbordou e desabrigou ao menos 10 famílias na cidade.

Já em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá chegou a atingir 13,57 metros, na última quinta-feira, 5, superando a cota de transbordamento em 57 centímetros. Na manhã desta segunda-feira, 9, as águas do rio marcavam 11,95 metros. O rio está acima da cota de alerta, que é de 11,80 metros. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Assuntos desta notícia