X

Temperacre inicia seus trabalhos com vidro em Senador Guiomard

A indústria pode prouzir até 500 metros de vidros temperados por dia

Os empresários Vanderlei Baratela e Eliana Maia inauguram em Senador Guiomard, a primeira indústria que oferece vidro temperado produzido no Acre. Utilizando mão de obra local e maquinário de última geração, o casal promete a mesma qualidade, já conhecida pela Vidro Norte que há mais de 30 anos atua em Rio Branco, associado a agilidade na entrega dos produtos e melhor preço.

Vanderlei Baratela apresenta a indústria que possui mais de 1,8 mil metros, localizada rodovia AC-40, na saída do município de Senador Guiomard. “A Temperacre possui equipamentos italianos, para lapidar e temperar o vidro que ao ser temperado no nosso forno possui até cinco vezes mais resistência. Isso significa mais qualidade e durabilidade”, destaca o empresário.

O processo de temperar o vidro requer um trabalho cuidadoso e detalhista. Após o corte, o vidro passar por pelas máquinas biceladora e lapidadora que garantem a textura uniforme nos locais em que os cortes foram realizados.

“Depois disso, a peça é levada ao forno de têmpera onde a temperatura média é de mais de 600°C. Em seguida, o vidro recebe jatos de ar frio ou ambiente. A refrigeração rápida faz com que as superfícies externas do vidro esfriem e contraiam mais rápido do que o centro, fortalecendo o vidro temperado”, destacou.

A vantagem do vidro temperado é que ao quebrar-se, os fragmentos em pequenos pedaços, ficam arredondados e pouco cortantes. O processo de aquecimento e resfriamento leva até 8 minutos.

Já em pleno funcionamento, a indústria tem capacidade de produzir até 500 metros diariamente. Segundo Baratela, o maquinário permite uma utilização de 95% de todo o material bruto. “Ou seja, a taxa de desperdício é de 5%. Em máquinas comuns esse número é bem maior”, confirma.

Além das vidraçarias em geral, a Temperacre visa atender, o público em geral. “Devido a potência dos nossos equipamentos é possível oferecer um bom preço mesmo para serviços pequenos”, afirmou.

O Vidro de Segurança Temperado pode quebrar-se com o manuseio inadequado, em situações de, impactos violentos na abertura ou fechamento da(s) porta(s) do Box, esforços mecânicos excessivos, contato do vidro com materiais rígidos, como: metal, mármore, azulejos, granito, etc.

Para limpeza e conservar o vidro temperado, nunca use produtos abrasivos, como lixa ou palhas de aço. Não use ácidos. Utilizar somente água, sabão ou detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro. (Foto: Bruna Lopes/ A GAZETA)

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: