Treinamento funcional e seus benefícios para um corpo perfeito e uma vida saudável

Grupo realiza treinamento funcional no Cidade Nova
Grupo realiza treinamento funcional no Cidade Nova

Cada vez mais os brasileiros buscam um corpo sarado, uma alimentação equilibrada e uma vida saudável. Atributos que nos últimos anos vem ditando a moda entre pessoas das mais variadas faixas etárias. Reflexo disto são as academias lotadas e a quantidade de novas modalidades de exercícios físicos oferecidos aos novos clientes.

Uma das modalidades mais procuradas é o treinamento funcional, atividade física bem dinâmica e mais atrativa que as atividades ou treinos convencionais. É conhecido por trabalhar diferentes capacidades físicas combinadas com vários exercícios relacionados, realizando um trabalho completo em todo o corpo.

De acordo com o personal Sérgio Costa, a modalidade trabalha principalmente a força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e capacidade respiratória. Além de acelerar o metabolismo ocorrendo assim uma maior queima de gordura.

“O Treinamento Funcional é uma modalidade em que se trabalha a musculatura de todo o corpo, além da flexibilidade, coordenação dos movimentos, o equilíbrio e a capacidade de respiração. Outro ponto do Funcional é a aceleração do metabolismo e a maior queima de gordura durante os treinamentos. Por isso, a grande procura por essa atividade”, explicou o profissional.

Ainda de acordo com Sérgio Costa, pessoas de todas as faixas etárias podem realizar exercícios físicos como o treinamento funcional, desde que se obedeça alguns pontos. Para a realização dessas atividades, o professor começa com prescrições utilizando apenas o corpo. Em seguida, conforme sua evolução, ele inclui acessórios e aparelhos para que os benefícios melhorem cada vez mais.

“Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional tem relação com o histórico de vida de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptam melhor a ele. Mas, é muito importante saber que antes de se submeter ao treinamento funcional, deve-se consultar um médico e informar ao professor qualquer restrição ou problema de saúde que exista e que possa ser agravado com a prática de exercícios físicos”, enfatizou Costa.

Os exercícios do treinamento funcional são realizados com o próprio peso corporal. À medida que o aluno vai evoluindo, aumentam-se os desafios, complementando-os com acessórios, como bosu, minitrampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio, entre outros.

Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz o organismo ter um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como melhora da flexibilidade, emagrecimento, otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo além de motivação e do aumento da autoestima.

Sérgio Costa trabalha como personal em uma academia em Rio Branco. O profissional avisa que os interessados em praticar a modalidade física podem participar de uma aula experimental de treinamento funcional na Praça da Juventude, localizada na antiga Rodoviária de Rio Branco, no bairro Cidade Nova, a partir das 16h, onde ele ministra aulas todos os sábados. (Foto: Cedida)

Assuntos desta notícia