X

Hemoacre e MPEAC realizam campanha para doação de sangue

 O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) realizam até esta sexta-feira, 13, uma campanha de doação de sangue. Com o intuito de garantir estoque de bolsas de sangue durante os dias de carnaval, quando diminui o número de voluntários.

A campanha teve início ontem e teve a participação de membros e servidores do MPAC, além das pessoas que passavam pelo local. A unidade móvel do Hemoacre ficará em frente ao prédio da Procuradoria-Geral de Justiça do Acre, situada à rua Benjamin Constant.

De acordo com a gerente de captação do Hemoacre, Marlice Aquino, o período festivo, férias, falta de repouso ou uso de bebidas alcoólicas são alguns dos motivos pelos quais há necessidade de se intensificar as campanhas de doação de sangue nesta época que antecede a festividade.

“Por ser um período de feriado extenso, no qual atendimento hospitalar não para, é necessário ampliar o estoque de hemocomponentes para atender a possíveis situações de emergências ou acidentes”, ressalta Marlice.

Diariamente, são solicitadas ao Hemoacre pelas redes hospitalares, em média, 60 bolsas de sangue. A demanda é para todo o Estado. A gerente de captação, Marlice Aquino, explica que de dez bolsas de sangue doadas, oito são aproveitadas. E que uma doação chega a beneficiar até três pessoas.

“Nem todas as bolsas são aproveitadas, por isso, a necessidade da campanha diariamente para sensibilizar a população. Durante o período festivo, por exemplo, a queda nas doações é de quase 40%”, disse.

Do MPEAC, o primeiro a prestar o ato de solidariedade foi o Procurador-Geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto. “Não tenho dúvidas de que todas as pessoas deveriam fazer essa colaboração para o bem-estar do próximo. Nós temos de oferecer o exemplo. Se pedimos a doação dos demais, temos em primeiro lugar, dar o exemplo, a colaboração e a doação. É fundamental que a gente faça esse ato de amor”, ressaltou.

Em sua primeira doação, o procurador confirmou que não doeu. “Essa foi a primeira vez que doei sangue, não doeu e estou muito feliz em poder ajudar alguém que vai precisar desse sangue. Essa certamente será a primeira de muitas doações”, garantiu D’Albuquerque.

Para doar, o interessado deve levar documento de identidade, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário estar em jejum, mas o consumo de alimentos gordurosos deve ser evitado.

Atletas acreanos aderem a campanha nacional e doam sangue

A campanha “Doe sangue, jogue Rugby” foi realizada em vários hemocentros espalhados pelo país. Em Rio Branco, a doação ocorreu no último dia 07 e envolveu 25 atletas. A gerente de captação do Hemoacre, Marlice Aquino, confirma que essas ações garantem um bom estoque de sangue.

“Os principais princípios do rugby são a integridade, respeito, solidariedade, paixão e disciplina. Por isso decidimos realizar essa campanha, onde vários clubes do Brasil pudessem doar. Acredito que hoje tenham mais 22 estados, somando cerca de 60 clubes que aderiram a iniciativa”, destaca o técnico e jogador do Rio Branco Rugby, Daniel Lobato.

“O que quisemos fazer foi mostrar um dos principais princípios do esporte que praticamos, que é a solidariedade. Sabemos que durante datas comemorativas, como o Carnaval, o número de acidentes aumentam. Só fizemos a nossa parte e esperamos ajudar o máximo que”, concluiu o técnico.

A Gazeta do Acre: