Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marcus Alexandre e Tião Viana avaliam cheia dos rios no Acre e planejam ações de atendimento às famílias

 O prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana reuniram-se no começo da manhã desta segunda-feira, 23, com o comando do Corpo de Bombeiros para avaliar a situação da cheia dos rios no Estado. O encontro ocorreu na Sala de Situação do Quartel de Comando Geral do CB e contou com as presenças do deputado federal Léo de Brito; do coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Ten. Cel. George Santos, e do subcomandante do Corpo de Bombeiros, Roney Cunha, além de técnicos e assessores da Prefeitura e do Governo do Estado.

O governador empenhou toda a estrutura do Estado e todo esforço que for necessário para o atendimento às famílias vitimizadas pelas enchentes nos vales dos rios Acre, Juruá, Purus e Iaco. Em Rio Branco, o Rio Acre subiu muito nas últimas horas, chegando a marcar 14,74 metros e registrando elevação de 14 centímetros a cada três horas. Há acúmulo de água na parte alta do rio, em Brasiléia e Xapuri, o que manterá o nível do rio em franca subida nos próximos dias.

Às 6h o parque de exposições Marechal Castelo Branco em Rio Branco já abrigava sete famílias. Às 14h eram 24 famílias (84 pessoas). O parque recebeu também três cachorros de estimação das famílias alagadas, os quais foram levados para o Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.

Na reunião no Corpo de Bombeiros, o governador Tião Viana apresentou o panorama atualizado da situação no Estado e garantiu total solidariedade aos municípios afetados. De seu lado, a Prefeitura de Rio Branco montou várias equipes com coordenadores regionais nos bairros mais afetados, como o Taquari, Seis de Agosto, Baixada da Habitasa e Airton Sena, além de comunidades rurais como o Ramal do Panorama. Pelo menos 80 homens e mulheres da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e outros 40 do Corpo de Bombeiros estão diretamente envolvidos no atendimento às famílias.

“O grande benefício em relação à enchente de 2012 é a Cidade do Povo”, destacou o prefeito Marcus Alexandre. Significa dizer, lembrou ele, que no mesmo período do ano passado mais de 50 famílias já estavam abrigadas no parque. Em 2015, a semana começou com apenas sete famílias abrigadas na Expoacre.

A previsão para os próximos dias são de chuva na calha do Rio Acre. Deve chover até o próximo dia 28 entre 25 milímetros e 30mm nessa região. São referências nas regionais o secretário Oteniel Almeida, da Saúde (Baixada da Habitasa); o presidente da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), Jackson Marinheiro, no Seis de Agosto; o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, entre muitos outros. O Parque de Exposições conta com posto de saúde, unidade de segurança pública com patrulhamento da Polícia Militar, e agentes da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas).

O governador Tião Viana e o deputado Léo de Brito anunciaram que farão gestão nos Ministérios em Brasília para ampliar os investimentos no atendimento às vítimas da alagação e na reconstrução das comunidades afetadas.

 

Sair da versão mobile