Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministro da Integração anuncia visita ao Acre para avaliar prejuízos da cheia

 Deputados e senadores do Acre foram recebidos na tarde desta terça-feira, 24, pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e pelo Secretário Nacional de Defesa Civil, General Adriano Pereira Júnior, para tratarem dos prejuízos e das medidas emergenciais a serem adotadas em razão da cheia histórica nos municípios do estado, especialmente na região do Alto Acre. O ministro e o secretário se comprometeram no auxílio às prefeituras e ao governo do estado e anunciaram uma visita na próxima sexta-feira, 27, para verificar de perto a situação.

Estiveram presentes na reunião articulada pelo Vice-Presidente do Senado, senador Jorge Viana, o coordenador da bancada, senador Sérgio Petecão, o senador Gladson Cameli, os deputados federais Raimundo Angelim, Sibá Machado, Léo de Brito, César Messias, Alan Rick e Major Rocha, os prefeitos Rodrigo Damasceno (Tarauacá), Zezinho Barbary (Porto Walter), Mano Rufino (Sena Madureira) e Tonheiro (Bujari), além de representantes da Associação de Municípios do Acre (Amac) e do governo do estado.

Todos os parlamentares demonstraram preocupação com a grave situação dos municípios e as dificuldades enfrentadas pela população, e pediram o apoio do governo federal para garantir recursos e insumos nesse momento de emergência.

O ministro se comprometeu em levar uma equipe técnica na visita aos municípios alagados para ajudar no levantamento das necessidades. “Diante do que foi colocado aqui, vamos trabalhar para na próxima sexta-feira levarmos informações concretas sobre que medidas poderemos garantir para ajudar a população”, declarou o ministro.

O que eles disseram

“Nós temos muito trabalho pela frente, de primeiro socorrer e depois reconstruir a vida da população, especialmente no Alto Acre. O governador Tião Viana tem feito o possível e impossível, os prefeitos também, mas tem que entrar o governo federal que é quem pode mais para ajudar nessa hora de dificuldade.”

Senador Jorge Viana, Vice-Presidente do Senado

“Agride muito ver os nossos municípios nessas condições. E ainda não sabemos a dimensão do que representa esse volume de águas em Rio Branco. Parabenizo a bancada pela iniciativa.”

Senador Sérgio Petecão, coordenador da bacanda do Acre

“A situação é muito triste. Quero aqui agradecer a parceria com o Ministério da Integração, com o governo da presidente Dilma. Só não estamos vivenciando uma tragédia maior em Rio Branco porque o projeto Cidade do Povo já abriga centenas de famílias que viviam nas áreas de risco.”

Deputado Federal César Messias

“A situação é atípica. Superamos a marca recorde da cheia de 2012 em Brasiléia. E temos um agravante que é a situação da BR-364. O momento é de socorro.”

Deputado Federal Major Rocha

“Fui prefeito da cidade de Rio Branco e contabilizo 6 alagações em 8 anos de mandato. Sei que o governo federal sempre ajuda com repasses, mas o prejuízo é sempre maior para as prefeituras e para o governo. Pedimos esse carinho especial e agradecemos esse gesto do governo federal com o povo do Acre.”

Deputado Federal Raimundo Angelim

Sair da versão mobile